17/12/2021 Sec. da Educação e Cultura

Conferência Municipal de Educação 2022 – CONAE é realizada em São José do Norte

Professores e gestores de escolas estiveram reunidos juntos a Secretaria Municipal de Educação e Cultura para a discussão do Plano Nacional de Educação (PNE).

Na quarta-feira, 15 de dezembro, foi realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), a Conferência Municipal de Educação 2022. A CONAE nacional, que tem como tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira”, acontecerá em 2022, e neste momento, até 31 de janeiro de 2022, estão sendo realizadas as CONAEs municipais e/ou intermunicipais.

Cerca de 60 pessoas, dentre elas, professores e gestores de escolas da cidade, estiveram reunidas no Casarão do Saber durante a manhã e tarde para a discussão, junto a SMEC, do Plano Nacional de Ensino (PNE), referente à LEI N° 13.005/2014, que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024. Os três eixos discutidos durante a CONAE municipal foram o EIXO 01: Diretrizes e Metas, EIXO 02: uma escola para o futuro e o EIXO 03: a criação do Sistema Nacional de Ensino (SNE), que está previsto na Constituição Federal, a partir da Emenda Constitucional nº 59/2009 e em discussão no Congresso Nacional.

O Vice-Prefeito Municipal, Neromar Guimarães, agradeceu, em nome do Executivo, a todos os professores e gestores de escolas que contribuem para a educação em São José do Norte. Também fez uso da fala, a professora convidada Drª. Cleuza Marisa Dias, ex-reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que destacou a importância da Conferência e o debate sobre a equidade nos grupos que sofrem exclusão social e vivem em situação de vulnerabilidade.  Também estiveram presentes no evento a Secretária de Educação e Cultura do Município, Letiele Machado, Maria de Fátima Veloso que é Vice-Presidente do Conselho Municipal de Educação e Denise Lobo, representando o Fórum Municipal de Educação.