Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
02/10/2019
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Comunidade Quilombola do Capão do Meio recebe insumos para fortalecer a produção pecuária

No Capão do Meio, a Comunidade Quilombola Vila Nova, certificada desde 28 de abril de 2010, recebeu insumos do Programa Socioeconômico de Comunidade Quilombola- Apoio a Produção e Diversificação Agrícola. A entrega para a comunidade que é organizada em 10 famílias, ocorreu no dia 6 de setembro.

As 10 famílias quilombolas receberam Calcário Dolomítico, adubo NPK, Ureia e sementes de forrageiras com o objetivo de melhorar as pastagens para a produção animal.

O perfil social das famílias é de agricultoras e agricultores familiares empobrecidos, excluídos do acesso aos bens e serviços econômicos e sociais, determinada pelo legado de escravização historicamente vivido por estas famílias. Por esta razão, explica a chefe do executivo nortense, Fabiany Zogbi Roig, o programa como este que é voltado as comunidades quilombolas são importantes, pois ajudam a incentivar e impulsionar a economia, geram trabalho e inclusão.

Comunidade Vila Nova

O período do início do processo de formação da comunidade gira em torno do ano de 1882 — um coqueiro marcado, um tronco com argola e uma cozinha de tijolos feita pelos escravos servem como base para atestar este tempo de origem. As primeiras pessoas que chegaram à região foram da família Xavier sendo que a estes e aos demais negros foram doadas as terras de cima, menos férteis, pela proximidade com o mar. A Comunidade Vila Nova é a única quilombola do município.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé
Error
500

Whoops, something went wrong on our servers.