Novembro Afro 2021
"Nossas heranças, nossas raízes" é o tema do Novembro Afro deste ano, que acontece de 16 a 26/11. A abertura oficial, em São José do Norte, será na segunda-feira (22) às 19h no Casarão do Saber. Neste contexto, segue o mês com uma programação recheada de atividades que evidenciam a influência da matriz africana em nossos costumes.
O Novembro Afro é uma realização do Executivo Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura (Smec) e apoiadores. O objetivo é promover a troca de informações e trabalhar a influência da matriz africana.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e foi criado em 2003. O objetivo é promover à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
O Novembro Afro é uma oportunidade para conhecer a história e trocar experiências. Confira a programação e participe:
Visita nas escolas: Vídeo + Oficina de Bonecas Abayomis
16/11 – Intendente Francisco José Pereira (Bujuru)
17/11 – Centro de Demonstração (Capão do Meio) e Padre Eugênio Tyck (Estreito)
18/11 – Tobias da Silva (Oriente) e Dom Frederico Didonet (Barranco)
19/11 – Ernestina (Capivaras) e Tiradentes (Retiro)
22/11 – Delfina da Cunha (Pontal da Barra) e Monteiro Lobato
23/11 – Marechal Rondon e Soares de Paiva
24/11 – João de Deus Collares (JDC) e EMEI Pequeno Aprendiz
Cronograma de atividades no Casarão do Saber:
22/11 (segunda-feira)
Manhã (08h30min): Mostra Cultural no Casarão, aberta à comunidade (trabalhos realizados pelos alunos da rede municipal); Contação de história (09h30min) com a Bibliotecária Marilisa Lopes – Escola Soares de Paiva.
Tarde (13h30min): Visita nas escolas - Delfina da Cunha e Monteiro Lobato.
Noite (19h): Abertura oficial do evento. Documentário Vila Nova: Um Quilombo em SJN, palestra com Chendler Siqueira – Trajetória Histórica do Povo Negro, após música – repertório negro.
23/11 (terça-feira)
Manhã (08h30min): Mostra Cultural no Casarão do Saber, aberta à comunidade (trabalhos realizados pelos alunos da rede municipal); Contação de história (09h30min) com a Bibliotecária Marilisa Lopes – Escola Marechal Rondon
Tarde (13h30min): Visita nas escolas – Marechal Rondon e Soares de Paiva.
24/11 (quarta-feira)
Manhã (8h30min): Mostra Cultural no Casarão do Saber, aberta à comunidade (trabalhos realizados pelos alunos da rede municipal); Contação de história (09h30min) com a Bibliotecária Marilisa Lopes – Escola Monteiro Lobato.
Tarde (13h30min): Visita nas escolas – João de Deus Collares e EMEI.
25/11 (quinta-feira)
Manhã (8h30min): Mostra Cultural no Casarão do Saber, aberta à comunidade (trabalhos realizados pelos alunos da rede municipal); Contação de história (09h30min) com a Bibliotecária Marilisa Lopes – Escola João de Deus Collares.
26/11 (sexta-feira)
Manhã (8h30min): Mostra Cultural no Casarão do Saber, aberta à comunidade (trabalhos realizados pelos alunos da rede municipal); Contação de história (09h30min) com a Bibliotecária Marilisa Lopes – EMEI Pequeno Aprendiz.
Tarde (14h): Encerramento - Palestra com Camila Amaral Peres – Práticas pedagógicas na Educação Infantil); Bilina Amaral Peres (Educação Antirracista) e Diuly Carvalho Coordenadora da Juventude Comunicação da UNEGRO e ativista do Movimento Negro, após Sarau.