Na quinta-feira (27), aconteceu a primeira reunião do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (CMPD), conselho este que estava desativado no município e recentemente, por iniciativa do Executivo Municipal foi reativado. Atualmente o mesmo conta com dez conselheiros que representam as Secretarias Municipais da Saúde (SMS), Educação (Smec), Assistência Social, Cidadania e Mulher (Smascim), Turismo e Promoções (SMTP), e a Polícia Civil (PC), a Escola Santo Antônio - APAE, GAEC, Igrejas Católica e Evangélica, bem com a Associação dos moradores do Bairro Tamandaré.
Na reunião foi apresentado e aprovado um projeto em parceria com o Centro Regional de Estudos, Pesquisa e Recuperação de Dependentes Químicos - CENPRE. O projeto será desenvolvido junto às escolas municipais e em um primeiro momento fará um diagnóstico do uso de álcool e outras drogas junto aos jovens.
O uso e o abuso de drogas lícitas e ilícitas sempre fizeram parte da história das sociedades, mas o aumento que vem ocorrendo nos últimos anos tem trazido inúmeros problemas, tanto de saúde como sociais. Esta situação só pode ser enfrentada com ações intersetoriais que envolvem diversas áreas do governo e da sociedade civil.
O CMPD é uma instância deliberativa que congrega esta intersetorialidade, pois é formado por representantes de entidades civis e da gestão municipal. As reuniões acontecem toda última quinta-feira do mês, na sala da SMTP, andar superior da hidroviária.
A retomada do CMPD é um grande avanço no sentido de fortalecer o enfrentamento a este problema que tem trazido tanto sofrimento e preocupação para todas as famílias nortenses e consequentemente ao Poder Executivo Municipal.