03/07/2020 Sec. Mun. da Assistência Social, da Cidadania e da Mulher

Capacita Mulher vislumbra futuro promissor para mulheres e famílias nortenses

Com foco na transformação da realidade com vistas a um futuro promissor, o Gabinete da Prefeita lança o Projeto Capacita Mulher, o qual tem como metas atividades que tornem a mulher protagonista da sua própria história.

Aprendendo a cuidar de mim e minha família é o tema das primeiras ações do projeto que será executado no Centro Social de Apoio ao Empreendedorismo e Valorização da Mulher, o qual será construído junto ao prédio do Cadastro Único.

O Capacita Mulher visa dar oportunidade para mulheres em situação de vulnerabilidade social através da criação de espaços de formação para a conquista do trabalho e renda, de modo que as participantes enxerguem possibilidades para romper o ciclo de pobreza extrema e alcancem uma condição de autossuficiência.

Através das oficinas e cursos que serão ofertados pelo projeto, as mulheres receberão noções e aperfeiçoamento em saúde, corte e costura e empreendedorismo. A produção resultante das capacitações será comercializada para gerar renda e garantir o sustento das participantes e das suas famílias.

“O Capacita Mulher é um projeto ousado para a realidade do nosso município, pois se propõe a mudar a perspectiva de futuro e ofertar para as mulheres nortenses novas possibilidades no que se refere à garantia de uma vida com mais autonomia. Com certeza, trará transformações positivas porque permitirá que as mulheres se capacitem, sejam dotadas de mais conhecimentos e aperfeiçoamento profissional, fatores que resultam em melhoria de vida, disse a prefeita, Fabiany Zogbi Roig, idealizadora do projeto.

O funcionamento do Capacita Mulher será realizado através de recursos da municipalidade e de parcerias, entre elas, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que por meio do seu Departamento de Bem Estar e Autossuficiência, irá doar máquinas de costura e equipamentos, um valor de aproximadamente R$35 mil.

O objetivo é promover a autossuficiência financeira e emocional através da oferta de oportunidades de qualificação, trabalho, acompanhamento psicológico e assistencial.

Em breve, o projeto começará a selecionar as participantes. A prioridade é para as mulheres responsáveis pelo sustento dos filhos. Serão ofertados treinamento e qualificação para a produção de artigos para comercialização tais como panos de louça, almofadas, camisetas, ecobags; capacitação na área de corte e costura e em atividades complementares que permitirão a produção dos artigos, tais como serigrafia, bordado e etc; curso sobre noções básicas de empreendedorismo; integração de mulheres em rede assistencial que promova sua saúde física, intelectual e emocional; oferta de estrutura de cuidado dos filhos para mães que participarem do Projeto Capacita Mulher.