10/12/2021 Sec. da Educação e Cultura

Biblioteca Pública Municipal Delfina da Cunha recebeu medalha que homenageia a poetisa e escritora nortense

Delphina Benigna da Cunha foi eleita patrona da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria RS

O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (Smec), informa que a Biblioteca Pública Municipal recebeu uma medalha que homenageia a poetisa e escritora nortense, Delfina da Cunha.

Delphina Benigna da Cunha foi eleita Patrona da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria RS (AJEB-RS), em 6 de maio, através de uma reunião mensal com o tema Mulheres na Literatura Gaúcha.

Como forma de homenagear a Patrona, nos 41 anos da AJEB-RS, foi criada uma medalha que está sendo distribuída às associadas e instituições, como museus que preservam a história de Delphina. Além, da distribuição da Coletânea Palavras, que deste ano, trará alguns textos em sua homenagem.

A Biblioteca Pública Municipal, que leva o nome da poetisa e escritora, foi contemplada com uma medalha e um exemplar da Coletânea, para compor o acervo municipal.

Natural do Município, mais precisamente do Pontal da Barra, Delphina Benigna da Cunha, ficou cega aos 20 meses de idade, devido a ter contraído a varíola, mesmo assim teve as primeiras lições de alfabetização em São José do Norte. A tragédia não a impediu de apurar seu talento de poetisa, sendo a primeira poetisa rio-grandense, autora do primeiro livro de versos publicados entre gaúchos (1834), poetisa lírica, a qual exerceu papel fundamental no momento fundacional da literatura brasileira.

No dia 13 de dezembro, às 15h, acontecerá o lançamento da medalha e do exemplar, de forma virtual, através da realização da AJEB-RS na Plataforma Zoom.