Para conferir a exposição, basta realizar uma visita à Biblioteca Municipal durante este mês.
Para encerrar o ano de 2022, a Biblioteca Pública Municipal Delfina da Cunha lança a exposição “Retrospectiva 2022”, reunindo alguns títulos que foram expostos nas dez exposições que ocorreram durante o ano. As exposições realizadas pela Biblioteca buscam promover seu acervo aos leitores e aos que têm interesse em ser um Amigo da Biblioteca, podendo assim retirar livros para empréstimo domiciliar.
Ao longo do ano foram realizadas dez exposições. Cada uma teve um tema escolhido pela equipe da Biblioteca. No começo do ano a exposição “Jorge Amado'' reuniu títulos do célebre autor baiano. Além dessa, outras exposições como a “Mulher, emPODERe-se!”, durante o mês de março, composta de livros ficcionais e biográficos de mulheres empoderadas, que fizeram e ainda fazem a diferença na sua comunidade, lutando por uma sociedade mais justa e igualitária. A “Viajando pelo mundo através dos livros”, durante o mês de abril, com livros que se passam em diversos países do mundo, abordando aspectos geográficos, turísticos e culturais. A “Vamos ler Português?”, durante o mês de maio, que trouxe livros de autores de origem brasileira, portuguesa e moçambicana.
Também foram realizadas as exposições “Era uma vez...Uma linda história de amor!” no mês de junho, que destacou clássicos como “Romeu e Julieta”, “Orgulho e Preconceito”, “Morro dos Ventos Uivantes”, até histórias de amor modernas como ‘Na estrada com o ex”, “Para sempre” e “Almas gêmeas”. No mês de julho a exposição foi “Cinquenta tons de Azul” que trouxe diversos livros de diferentes gêneros em que a única semelhança era que suas capas existiam em tons de azul. Isso porque, seguidamente, usuários de Bibliotecas, solicitam determinado livro, mas não se recordam do autor, título ou do assunto, só lembram da cor da capa ou que tem determinada imagem na mesma, com isso, as equipes de Biblioteca se desdobram para atender às demandas dos usuários e disponibilizar o material solicitado, por exemplo. Já em agosto, “Mário Quintana, o poeta das coisas simples” reuniu títulos do querido poeta gaúcho.
No mês de aniversário da cidade foi realizada a exposição, “Eu sou nortense e tenho amor à minha terra”, durante o mês de outubro. A exposição reuniu obras de variados gêneros literários produzidas por autores nortenses, tais como Tania Costa, José Antonio Klaes Roig, Jaiane Mesquita e Irenilda Paranhos. A penúltima exposição do ano foi realizada no mês passado. Com o nome “Escritas Negras”, o intuito foi dar destaque aos textos literários, sociológicos e infantis, presentes no acervo da nossa biblioteca, que são redigidos por autores/autoras negros/negras. Obras de autores e autoras como Djamila Ribeiro, Lázaro Ramos, Angela Davis, Emicida, Chimamanda Adichie, Conceição Evaristo, Maria Carolina de Jesus, dentre outros, fizeram parte desta exposição.
Para conhecer a exposição “Retrospectiva 2022”, faça uma visita na Biblioteca Pública Municipal Delfina da Cunha. Nosso horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Rua General Osório, 369, esquina com a Rua Aragão Bozano. Para ser um Amigo da Biblioteca e poder retirar livros emprestados nos visite ou entre em contato pelo telefone 53 3238-2531 ou pelo e-mail biblioteca@saojosedonorte.rs.gov.br