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01/10/2019
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Audiência Pública trata sobre importância e melhorias do Porto do Rio Grande

No dia 23 de setembro, em Rio Grande, ocorreu Audiência Pública sobre o Porto do Rio Grande, ocorrida na Câmara do Comércio. A finalidade foi debater sobre a atual situação e as potencialidades do segundo porto mais importante do Brasil.

A audiência foi proposta pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, através do deputado Federal Afonso Hamm. Participaram do evento o Secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni; o presidente da Câmara de Comércio, Antônio Carlos Bacchieri Duarte; o gerente de Regulação Portuária da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Dax Rosler Andrade; o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima; o deputado federal, Afonso Hamm; o presidente da Frente Parlamentar de Portos, Hidrovias e Polo Naval da Assembleia Legislativa, deputado Fábio Branco e; prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, e os representantes da chefe do Executivo Nortense, o diretor executivo da Secretaria Geral de Governo, João Genoíno Palladino Machado, e o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Lincoln Pontes; autoridades e lideranças locais.

Durante o evento, foi anunciada a devolução da autonomia do Porto do Rio Grande para celebração de contratos de arrendamento de áreas. Na ocasião, os representantes nortenses solicitaram apoio parlamentar para a manutenção da BR 101 por ser importante via de acesso e escoamento de cargas que tramitam no Porto do Rio Grande, e dragagem de manutenção do acesso ao estaleiro EBR.

A audiência foi um momento para debater as potencialidades do Porto do Rio Grande, a manutenção do canal de acesso, a importância do porto para a economia, entre outros assuntos. Hamm expôs que propôs o encontro para valorizar a importância da defesa do Porto do Rio Grande por ser essencial para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

O Porto do Rio Grande é o segundo maior do Brasil, fundamental para a escoamento da produção de grãos e indústria têxtil, entre outros produtos. Foi o primeiro a obter a licença de operação. Junto a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), busca trabalhar com responsabilidade ambiental. Tem capacidade para receber navios com mais de 220 m de comprimento.

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