17/11/2021 Sec. de Administração

Arquivo Público Municipal

O Executivo Municipal informa que o Arquivo Público do Município oferta à comunidade o serviço de fornecimento de cópias de documentos relacionados ao comércio e agricultura, acesso a alguns documentos históricos dos séculos XVIII e XIX para os pesquisadores e estudantes que buscam material informativo para suas pesquisas, além dos documentos oriundos da Prefeitura Municipal que são disponibilizados às repartições municipais quando solicitados.

O Arquivo Público Municipal, setor subordinado à Secretaria Municipal de Administração, remonta desde a inauguração do Prédio da Intendência Municipal em 1898, tendo seu acervo formado através da documentação produzida pelas três esferas do poder, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, exercendo um papel de suma importância para a gestão Pública Municipal, já que em seu acervo encontram-se documentos oriundos da Prefeitura Municipal.

Este setor conta com o trabalho e atendimento da funcionária Lizete dos Santos Abreu, bibliotecária e responsável pelo setor, que desenvolve as atividades de recebimento e guarda de documentos de todas as repartições, higienização dos documentos, catalogação do material existente, além do atendimento aos usuários internos bem como a comunidade em geral.

O Arquivo Público Municipal fica situado na Rua Edgardo Pereira Velho, no Centro Administrativo Municipal, antiga Prograsa, nº635, com horário de funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para contato através do (53) 32381771 e pelo endereço de e-mail: arquivo@saojosedonorte.rs.gov.br.