Com a finalidade de investir na melhoria das condições de ambiência dos quartos de internação do Hospital Municipal, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), junto com o IBSaúde, adquiriram ares condicionados e televisores para proporcionar mais conforto aos pacientes.
O processo de aquisição dos itens iniciou em maio deste ano com a aquisição de 12 condicionadores de ar e 12 Smart Tvs, os quais totalizaram o valor de R$ 32.031,50 adquiridos através de recursos exclusivos do Hospital Municipal. Além da aquisição dos itens, todos os leitos foram pintados.
“Acreditamos que a cor da parede, as poltronas para os acompanhantes e, até mesmo, os leitos voltados para a janela e a iluminação adequada contribuem para uma rápida recuperação do paciente, pois estamos trabalhando com a confortabilidade da ambiência em construção de espaço em que o usuário se identifica e passa a ter referência de cuidado e atenção à saúde”, explicou a secretária Municipal da Saúde, Daniela de Freitas Rodrigues sobre as melhorias aplicadas no hospital.
As benfeitorias foram decididas levando em consideração a Política Nacional de Humanização (PNH). Um dos pontos que levaram a pensar no investimento em ar condicionado é o fato de que o verão é a estação de maior sofrimento nos quartos de internação, por se tratarem de ambientes com pouca ventilação, o que acarreta desconforto e possíveis agravos para o processo de saúde e doença dos usuários internados.
A PNH define Ambiência como tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, humana e resolutiva. Em interface com os demais dispositivos da PNH, esse conceito envolve questões relativas a conforto, privacidade, acolhimento, integração, espaços de estar, assim como espaços que propiciem processo reflexivo, inclusão e participação.
A prefeita Fabiany, diz que o hospital é 100% SUS e as pessoas que procuram, muitas vezes, não teriam condições de pagar por uma internação particular e, mesmo estando numa unidade SUS, onde nada é cobrado, se tem a estrutura e a qualidade do serviço que se encontraria em quartos particulares em hospitais que oferecem o serviço de internação de forma particular.