23/02/2022 Sec. Mun. da Saúde

Ambulancha SUSi retorna a operar

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde (SMS), informa que a Lancha Ambulância SUSi voltou a operar na tarde de ontem, 22.

A ambulancha passou por uma série de manutenções, como: lemes, hélices, motores, eixos, "paneiros" (o piso da cabine), forro da cabine, painel de comando, elétrica, manetes. Foram feitas manutenções na estrutura, como quilha de proteção à estrutura do casco, para caso de objetos boiando na água baterem no casco e uma estrutura chamada de "tubulão", uma espécie de tubo ao redor das hélices para proteger de impactos.

Conforme aconteceu com praticamente todas as compras do poder público, as aquisições de peças para reposição, os insumos para a fabricação de peças como a quilha, os tubulões e eixos, também sofreram impactos na demora da entrega, culminando, consequentemente, no atraso da reforma da ambulancha.

A SUSi foi submetida a uso demasiado severo durante o período da pandemia: além das urgências e emergências normais, foram feitas muitas transferências para atendimento Covid, que exigiram rapidez no transporte. Durante mais de um ano foram feitos todos os transportes para pacientes em tratamento de quimioterapia e hemodiálise, ida e volta.

Para evitar situações semelhantes, o Município conta com reserva financeira para aquisição de nova Lancha. A reserva foi feita por recurso oriundo de emenda parlamentar encaminhada pelo Senador Luiz Carlos Heinze, e eventual complemento, se necessário, a ser feito pelo Município. O projeto básico está pronto, aguardando orçamentos para ser encaminhado ao Departamento de Licitações.