09/05/2022

Alunas do Programa Capacita Mulher participam de Rodas de Conversa semanais

As Rodas de Conversa ocorrem às sextas-feiras no Centro Municipal de Apoio ao Empreendedorismo e Valorização da Mulher.

O Programa Capacita Mulher atua em São José do Norte com o foco na promoção da cidadania, objetivando a integração e a inserção na Rede Pública do município das mulheres nortenses e promovendo a valorização das mesmas. Com este propósito, o Programa está realizando Rodas de Conversa semanais, às sextas-feiras, sobre os mais variados temas como: cidadania, empreendedorismo, educação e saúde.

Na tarde da última sexta-feira, 06, duas Rodas de Conversa foram realizadas à tarde.  Na primeira roda, foi conversado sobre saúde bucal, mias tarde, a outra discussão girou em torno da saúde mental. As conversas iniciam sempre às 14h para as alunas do curso, e durante a semana, são previamente avisadas sobre as temáticas que serão abordadas.

Estas atividades contam com a participação de  profissionais da rede pública do município, como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Saúde, Educação, Sala do Empreendedor e outros, e são realizadas no Centro Municipal de Apoio ao Empreendedorismo e Valorização da Mulher.

Até o momento, durante as Rodas de Conversa, foram realizados diálogos sobre noções de empreendedorismo, cidadania, violência doméstica e a rede social no município, promoção da saúde física, intelectual e emocional, saúde bucal entre outros. Nos próximos encontros, temas como o reaproveitamento de alimentos, uso de cascas na alimentação saudável, interação medicamentosa, acesso a direitos fundamentais, serão abordados.

O Capacita Mulher é um Programa do Executivo Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e da Mulher e ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e conta também com a parceria da Sala do Empreendedor São José do Norte. Atua com o objetivo de oferecer oportunidades de geração de renda para mulheres em vulnerabilidade social, através de cursos de qualificação em corte e costura, bordado e operação de prensa térmica para sublimação. Assim, buscando o desenvolvimento da autossuficiência financeira e emocional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio de qualificação, trabalho, acompanhamento psicológico e assistencial, além de palestras intersetoriais.

Para ter acesso ao Programa, as interessadas deverão procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), na rua Marechal Deodoro, n° 276, ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na rua General Osório nº612, para a realização de cadastro e encaminhamento.