17/08/2022 Sec. Mun. da Assistência Social, da Cidadania e da Mulher

Alunas do programa Capacita Mulher participam de Rodas de Conversa com temáticas voltadas ao Empreendedorismo, Educação, Cidadania e Saúde

A atividade ocorre todas as sextas-feiras e é ministrada por profissionais da Rede Municipal, como CRAS, CREAS, SMS, SMEC, Sala do Empreendedor, entre outros

A Secretaria Municipal da Assistência Social, Cidadania e da Mulher(SMASCIM), através do Programa Capacita Mulher, realizou na última sexta-feira, 12, mais uma Roda de Conversa com as alunas e instrutoras do programa.  Estas Rodas de Conversa possuem o objetivo de promover Educação, Saúde, Cidadania e Autossuficiência às mulheres envolvidas no programa. A atividade ocorre sempre nas sextas-feiras e é ministrada por profissionais da Rede Municipal, como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), SMS, SMEC,  Sala do Empreendedor, entre outros.

Durante o último encontro, a Assistente Social do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, Luciane Domingues Boeira, abordou temas relacionados à “o que é o CRAS e seus serviços no município”, benefícios eventuais, encaminhamentos à rede socioassistencial (CRAS, CREAS, CADUNICO, Defensoria Pública, Conselho Tutelar e Ministério Público) e sobre os programas e projetos desenvolvidos. Luciane falou ainda sobre a importância de programas como o Capacita Mulher, que contribuem para o fortalecimento da autoestima de muitas mulheres.

A enfermeira Priscila Urbanetto de Ávila, da Coordenação do Programa Saúde da Mulher, também participou da Roda de Conversa, tratando sobre “hábitos saudáveis”. Priscila falou sobre taxa de colesterol e todas as doenças relacionadas e provocou uma autoanálise e reflexão a respeito da mudança de hábitos que cada uma das pessoas presentes poderia fazer em sua vida individual. Ela ainda tocou no assunto sobre Saúde da Mulher e como acessar os serviços ofertados ao público feminino em São José do Norte.

Até o momento, já foram realizados diálogos voltados ao empreendedorismo, à cidadania, violência doméstica, saúde bucal, serviços sociais no município, saúde física, intelectual e emocional. Os próximos encontros, ministrados por técnicos da Secretaria Municipal da Saúde, tratarão sobre nutrição e a prevenção e controle do colesterol, combate ao tabagismo e saúde mental.  Os profissionais do CREAS abordarão a temática dos serviços oferecidos no município com o objetivo de acolher, orientar, e acompanhar famílias e indivíduos em situação de violação de direitos.

O Programa Capacita Mulher tem como objetivo garantir a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade social através dos cursos e atividades ofertados. Este programa proporciona melhores condições às mulheres do município, ajudando-as a desenvolver autossuficiência financeira e emocional, por meio de qualificação, trabalho, acompanhamento psicológico e assistencial. Para ter acesso ao Capacita, as mulheres interessadas deverão procurar o CRAS, na rua Marechal Deodoro, n° 276, ou o CREAS na Rua General Osório, nº 622, para a realização de cadastro e encaminhamento.