As Rodas de Conversa para as alunas do programa são realizadas nas sextas-feiras.
Nos dias 16 e 23 de setembro, mais duas Rodas de Conversa aconteceram na sede do programa Capacita Mulher. A primeira Roda de Conversa abordou o tema “tabagismo”, ministrado pela enfermeira Rafaela Bulow Souza, responsável pelos programas de saúde do município de São José do Norte e redutora de danos. A enfermeira expôs os motivos que levam as pessoas ao uso do tabaco, apresentou outras formas que o mesmo é usado e os malefícios de seu consumo, doenças causadas à longo prazo e estratégias para largar o vício do cigarro. Também foi exposto o aumento do índice do consumo do tabaco por diversas faixas etárias, devido ao surgimento de novos aparelhos para consumo da nicotina.
Na segunda Rodo de Conversa, do dia 23, o assunto girou em torno da “Autoestima e direito das mulheres”, com a participação da psicóloga Surama Amaral, que falou sobre a autoestima, o que é e como cuidar da mesma e a assistente social Alexsandra Whitehead, que conduziu o papo falou sobre os direitos das mulheres. O intuito do diálogo foi de instruir as alunas do programa sobre direitos fundamentais, direitos sociais e a Lei Maria da Penha de 2006. O próximo encontro, na sexta-feira,30, será liderado pela enfermeira Rafaela Bulow Souza, com o tema “hipertensão arterial”, uma doença silenciosa que pode causar graves danos à saúde.
As Rodas de Conversa para as alunas do programa são realizadas nas sextas-feiras e ministrada por profissionais da Rede Municipal, como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), SMS, SMEC, Sala do Empreendedor de São José do Norte, com o objetivo de abordar temas relacionados à Educação, Saúde, Cidadania e Autossuficiência.
O Capacita Mulher é um programa municipal de Capacitação e Geração de Renda para mulheres em situação de Vulnerabilidade Social, criado pela Lei Municipal nº 949, de 15 de dezembro de 2021. Tem o propósito de ajudar na inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade social através de iniciativa de promoção, aperfeiçoamento pessoal, geração de renda, trabalho, acompanhamento psicológico e assistencial. A Sala do Empreendedor anda junto ao programa incentivando as alunas e auxiliando-as no processo de abertura do MEI para tornarem-se Microempreendedoras Individuais. Para ter acesso ao Capacita, as mulheres interessadas deverão procurar o CRAS, na rua Marechal Deodoro, n° 276, ou o CREAS na Rua General Osório, nº 622, para a realização de cadastro e encaminhamento.