13/09/2022 Sec. Mun. da Assistência Social, da Cidadania e da Mulher

Alunas do Capacita Mulher dialogam sobre Saúde Mental durante Roda de Conversa com psicóloga

As Rodas de Conversa para as alunas do programa são realizadas nas sextas-feiras.

Na última sexta-feira(09), três turmas do programa Capacita Mulher participaram de mais uma Roda de Conversa. Desta vez, o assunto foi Saúde Mental, tendo em vista a campanha de prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”. A psicóloga da Secretaria Municipal da Saúde/CAPS, Surama Amaral, dialogou com as 18 alunas presentes sobre a "A importância da saúde mental para o bem-estar e a execução das habilidades pessoais e profissionais." Ainda para o mês de setembro, serão realizadas outras Rodas de Conversa sobre tabagismo, no dia 16, ‘Saúde Mental: Autoestima e direitos das mulheres” no dia 23 e a respeito de hipertensão arterial, no dia 30. Todas essas três rodas de conversa também serão ministradas por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde.

As Rodas de Conversa para as alunas do programa são realizadas nas sextas-feiras e ministrada por profissionais da Rede Municipal, como CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), SMS, SMEC, Sala do Empreendedor de São José do Norte, com o objetivo de abordar temas relacionados à Educação, Saúde, Cidadania e Autossuficiência.

O Capacita Mulher é um programa municipal de Capacitação e Geração de Renda para mulheres em situação de Vulnerabilidade Social, criado pela Lei Municipal nº 949, de 15 de dezembro de 2021. Tem o propósito de ajudar na inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade social através de iniciativa de promoção, aperfeiçoamento pessoal, geração de renda, trabalho, acompanhamento psicológico e assistencial. A Sala do Empreendedor anda junto ao programa incentivando as alunas e auxiliando-as no processo de abertura do MEI para tornarem-se Microempreendedoras Individuais. Para ter acesso ao Capacita, as mulheres interessadas deverão procurar o CRAS, na rua Marechal Deodoro, n° 276, ou o CREAS na Rua General Osório, nº 622, para a realização de cadastro e encaminhamento.