Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
16/07/2020 Sec. Mun. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

A importância de entender o processo do Luto

O luto significa um sentimento profundo de tristeza e pesar pela morte de alguém

Todos nós temos de lidar com perdas ao decorrer das nossas vidas e a morte é algo impactante e doloroso para qualquer pessoa. Na realidade por ser inesperada e desconhecida, pode causar muita ansiedade e desequilíbrio emocional. Com a partida de pessoas especiais, é normal sentirmos que a nossa própria vida não tem mais sentido. A sensação da perda e do vazio causado pela morte nos leva ao sentimento de luto.

O luto significa um sentimento profundo de tristeza e pesar pela morte de alguém. Porém para a psicologia, o luto vai mais além e está ligado aos diversos processos que envolvem sentimento de perda em diferentes contextos podendo ser muito mais amplo.

Sempre que passamos por um episódio de perda seja de um ente querido, um emprego ou um distanciamento, podemos experimentar as sensações causadas pelo luto. Por exemplo, na situação atual a qual nos encontramos precisamos nos manter distantes de pessoas que amamos e são importantes na nossa vida e não sabemos ainda por quanto tempo. Isso pode trazer sentimentos de tristeza, ansiedade, preocupação e angústia, pois estamos “perdendo” hábitos normais da rotina (convivência com amigos e familiares, planos antes estabelecidos) o que pode gerar um vazio e, portanto nos levar a alguns estágios do luto.

Para melhor entender o luto é necessário entender alguns estágios dele. Ademais, é de extrema importância perceber que cada indivíduo vivencia esses estágios em tempos diferentes. Algumas vezes quando falamos com alguém que perdeu um ente querido pensamos em dizer: “Tens que ser forte”, tentando fazer a pessoa superar logo. Porém, dessa forma podemos inibir a pessoa a passar por estágios importantes do luto e, viver todos os sentimentos que envolvem esse processo, são pontos necessários para uma melhor elaboração do evento.

Alguns estágios do luto podem ser:

  • Negação - A pessoa ainda não assimila a realidade e alimenta pensamentos de como voltar à situação anterior à perda.
  • Raiva - Na busca de um culpado pela grande perda, direcionamos a raiva a pessoas envolvidas na situação (médicos, familiares, pessoas do convívio ou, até mesmo, nós mesmos). É por isso que a raiva também se manifesta na sensação de culpa.
  • Negociação - Busca de uma solução para alterar o que aconteceu. Pensamos em tudo que podíamos ter feito diferente para alterar o rumo da situação.
  • Depressão - A dor e a tristeza ficam mais fortes, já não há mais para onde correr. As sensações de cansaço, desinteresse, desconexão e solidão fazem parte da fase de depressão.
  • Aceitação - A saudade sempre irá existir, mas a fase de aceitação costuma vir acompanhada de uma sensação de paz. Após a compreensão do acontecimento é possível enxergar novamente perspectivas para a vida.

Portanto é necessário entender que há uma necessidade de se viver o luto para melhor elaborar o que se sente nesse processo. Entretanto, se você está passando por um processo de luto ou conhece alguém que passa lembre-se que o diálogo, o acolhimento, o respeito e a compreensão dos sentimentos nesse momento são primordiais.  No entanto, se o luto se estende por um longo período e acaba por impedir a retomada das atividades normais, procure ajuda de um profissional, psicólogo que auxiliará na elaboração do luto possibilitando que você volte a exercer suas tarefas diárias.

 

 

 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé