23/12/2021 Sec. Mun. da Saúde

3ª dose: SMS confirma redução de intervalo do reforço de 5 para 4 meses

Intervalo é válido para quem recebeu a 1ª e 2ª dose das marcas CoronaVac, Astrazeneca e Pfizer. Janssen passa a ser de 2 (dois) meses

O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Coordenação da Vigilância Epidemiológica, informa que, a partir da segunda-feira, 27, estará reduzindo de 5 (cinco) para 4 (quatro) meses o intervalo para aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19.

Visando o aumento da proteção de todos os brasileiros contra a Covid-19, o Ministério da Saúde passou a recomendar desde segunda-feira, 20, a redução no intervalo de 5 (cinco) para 4 (quatro) meses entre a 2ª e a 3ª dose.

A decisão foi pactuada pelos integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e segue norma técnica do Ministério da Saúde. Segundo o órgão, a vacina a ser utilizada deve ser, preferencialmente, a da Pfizer. Para quem recebeu a dose única da Janssen, o reforço deve ser feito em intervalo mínimo de 2 (dois) meses, com a mesma vacina.

Aquelas pessoas maiores de 18 anos que já receberam a segunda dose há pelo menos 4 (quatro) meses, podem tomar o reforço.

Mulheres que receberam o imunizante Janssen ou AstraZeneca e no momento estão gestantes ou puérperas, devem utilizar como 3ª dose o imunizante da Pfizer e a dose de reforço deve ser administrada 5 (cinco) meses após a 2ª dose.