Por ser a Ciência o conceito que representa todo o conhecimento adquirido através de qualquer tipo de estudo, pesquisa ou da prática e por exercer influência fundamental na nossa vida por ser responsável pelas transformações e avanços tecnológicos, a Prefeitura Municipal, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática da Fundação Universidade do Rio Grande (Ceamecim -Furg), focados em transformações e avanços futuros, realizam a 1ª Feira Municipal de Ciências com o tema Experimentando a ciência. Será no dia 28 de novembro, a partir das 13h30min, na Rua Marechal Floriano.
O evento irá agitar o município, pois a iniciativa da Smec pretende unir estudantes e comunidade nortense para apresentação dos trabalhos e troca de ideias e experiências que coloquem São José do Norte em posição de destaque em estudos e descobertas científicas que contribuam com melhorias para a sociedade.
A feira de Ciências irá expor os trabalhos realizados pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. O evento será aberto à visitação da comunidade em geral para a troca de ideias e experiências e conta com a participação de quatro equipes de estudantes de cada uma das seis escolas de Ensino Fundamental Completo da Rede Municipal.
Ao todo, 24 experimentos científicos, elaborados pelos estudantes sob a coordenação dos professores de ciências da rede, estarão em exposição. A Feira contará com uma equipe de graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Furg como banca avaliadora dos experimentos apresentados pelas equipes escolares e a parceria com o CEAMECIM para a exposição de materiais científicos.
Os estudantes das equipes destaque serão premiados com uma viagem ao Museu da PUC, em Porto Alegre, no dia 12 de dezembro e as suas respectivas escolas receberão materiais de apoio para equipar os laboratórios de ciências, como microscópio, reagentes e vidrarias.
O objetivo é motivar os estudantes na exploração dos saberes científicos presentes na vida cotidiana, além de proporcionar maior visibilidade aos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de ciências nas escolas da rede.