A 5ª Abertura da Colheita da Cebola – Safra 2019/2020, evento que reverencia o mais famoso produto da agricultura de São José do Norte, será realizado no dia 23 de outubro, com início às 8h, no Clube Sócrates, Rua Ramiro Barcelos, 804. O tradicional evento integra as comemorações dos 188 anos do município que transcorre em 25 de outubro e valoriza o trabalho dos agricultores e agricultoras nortenses, responsáveis por pela preservação da cultura da cebola, produto que deu projeção mundial a Mui Heroica Villa.
Ao dispor dos participantes estarão diversas atrações que evidenciam a cultura que deixou o município conhecido no mundo inteiro pela sua produção. O evento tem a finalidade de debater Políticas Públicas para alavancar o setor, repassar informações sobre novas tecnologias que podem ser aplicadas ao cultivo da cebola.
Entre as atrações, ocorre a palestra sobre Comercialização de cebola no Brasil e no mercado mundial, ministrada pelo agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catariana (Epagri), MSc. Daniel Rogério Schmitt. Também, será proferida pelo agrônomo da Emater/RS-Ascar e fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Evair Ehlert, a palestra sobre Rastreabilidade e a Classificação da Cebola. Além das palestras, haverá apresentação de casos de sucesso e exposição de vídeo com imagens em lavouras com a colheita da cebola.
Na área externa do Clube Sócrates ocorrerá exposição de máquinas e implementos, brinquedos infláveis do Sesc-RS e apresentação da mini chácara autossustentável, um projeto dinâmico e lúdico onde o público conhece a miniatura de uma estrutura de propriedade rural e seu funcionamento.
O evento contará também com os concursos da melhor réstia e melhor molhe de cebola, apresentação da Banda da Apae Os Ritimistas, e da Invernada Artística São José, sorteio de brindes, show musical, culto ecumênico, exposição de estandes e almoço.
Durante o evento, ocorre a 5ª edição do tradicional Concurso Municipal de Pratos Típicos, competição que integra o evento Resgate da Cultura Gastronômica de São José do Norte e que visa à apresentação de receitas com produtos típicos da terra.
A estimativa de colheita para a safra 2019-2020 é de, aproximadamente, 50mil toneladas nos 1.800,00 hectares cultivados no município.
A promoção é do Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca (Smap), em parceria com o Conselho Municipal de Produção e Emater/RS-Ascar.