Centenas de pessoas se reuniram para debater sobre a atividade da cebolicultura, produto que destacou o município mundialmente.
10ª Abertura da Colheita da Cebola reverencia produto símbolo de São José do Norte
Um dia inteiro dedicado a reverenciar e debater estratégias para melhorias da produção de cebola, produto que projetou São José do Norte no cenário nacional e internacional. Assim foi a 10° Abertura da Colheita da Cebola – safra 2024/2025, ocorrida nesta terça-feira (23-10), evento que reuniu cebolicultores e instituições ligadas ao setor de diversos municípios da região Sul e do Estado de Santa Catarina.
O tema deste ano foi O Resgate da Cultura Açoriana e os organizadores explicaram que a escolha se deve ao envolvimento dos açorianos na história, no turismo, no cultivo da cebola entre outros aspectos que consolidaram as características da cultura nortense.
Compuseram a mesa para a cerimônia oficial a prefeita, Fabiany Zogbi Roig, o vice-prefeito, Neromar Guimarães, o representante do Legislativo nortense, vereador Lincon Pontes, o presidente do Conselho Municipal de Produção, Fábio Martins, o gerente Regional da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Maciel, o representante da Embrapa Clima Temperado, Marcos Eduardo Correa Antunes, o gerente da Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Almir Kroger, o secretário Municipal de Agricultura e Pesca (Smap), Umberto Saraiva, e o representante da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Marcus Vinícius Duarte.
Na ocasião, a prefeita destacou a execução de políticas públicas que oportunizaram alguns avanços com vistas a melhoria do trabalho dos agricultores familiares, como a aquisição de retroescavadeiras para auxiliar as ações da Patrulha Agrícola, o que impulsionou não só a colheita da cebola, mas, também, a diversificação de culturas. Entre os exemplos, o aumento das horas/ano de trabalhos da patrulha que passou de 600 para 3mil horas/ano. Fabiany lembrou ainda da diferença positiva que fez a implementação do Tiket da Agricultura Familiar (TAF), benefício destinado aos servidores municipais para que seja usado, exclusivamente, na compra da produção dos agricultores familiares nortenses, o que impulsionou a venda da produção local em mais de 40%.
"A 10º Abertura da Colheita da Cebola representa um recomeço, pois enfrentamos problemas na safra 2023/2024 e na safra 2024/2025, mas o nosso produtor é resiliente e profissional, o que mostra que esse recomeço sempre vai acontecer e, neste ano, queremos comemorar essa força, pois alguns produtores chegaram a replantar até quatro vezes neste ano até dar certo", explicou o titular da Smap.
Após a abertura oficial, iniciaram as celebrações religiosas das igrejas Católica, Adventista, Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, Sociedade Espírita Jesus e Igreja Evangélica.
Na sequência, ocorreu a palestra sobre Controle de Pragas na cultura da Cebola, proferida pelo agrônomo da Epagri/SC, Leandro Dellalibera Geremias. O Mercado da Cebola para a Safra 2024/2025 foi o tema abordado pelo agrônomo da Epagri/SC, Daniel Schimit.
Após o almoço festivo, ocorreu o Encontro de Colegas da Emater/RS-Ascar e, em seguida, a apresentação dos beneficiários do Fomento Produtivo. Na sequência, foi apresentado o vídeo do relato da família Jardim sobre sucessão familiar e protagonismo da mulher.
Em seguida, ocorreu apresentação cultural do Casarão do Saber e da Inovação. Durante todo o evento, a Banda Municipal Democrata abrilhantou as atividades da abertura da safra no decorrer do dia.
Indicação Geográfica da Cebola foi o tema da palestra proferida pela Embrapa Clima Temperado. Na sequência, o Turismo Rural foi o assunto da palestra realizada pela extencionista da Emater/rs-Ascar Regional Pelotas, Natália Salvate Brasil.
Um dos momentos mais esperados do evento foi a Mostras de Pratos Típicos e Exposição de Réstias e Molhes de Cebola. Na Mostra, 13 pratos típicos confeccionados com o que é produzido na própria propriedade foram apresentados, entre eles, bolos, broas de milho, pão caseiro, cucas, merengue e doce de melancia. Ao final, os participantes da Mostra e da Exposição receberam certificado de participação por contribuírem com a preservação da cultura e com a história.
O evento contou ainda com apresentação dos trabalhos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SMMA), de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), do Capacita Mulher, da Cooafan, da Oficinoterapia da Sociedade Espirita Jesus, e da Associação dos Artesãos Nortenses.
A Abertura da Colheita da Cebola tem o objetivo de enfatizar o principal produto agrícola de São José do Norte, pois a cebola tornou o município reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade de sua produção. Também, busca ser um espaço para a troca de experiências entre agricultores e fortalece o desenvolvimento agrícola da região.
A realização foi da Prefeitura de São José do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap), com apoio do Conselho Municipal de Produção, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Emater/RS-Ascar.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de São José do Norte - Planejamento, Trabalho e Crescimento
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.
Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN
Instagram: www.instagram.com/prefeiturasaojosedonorte