Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
                    INFORMAÇÕES A RESPEITO DAS VACINAS DISPONÍVEIS CONTRA A COVID-19 
Com o andamento da Campanha Nacional de Imunização contra a COVID-19 muitas dúvidas surgem a respeito do funcionamento das vacinas e ao mesmo tempo muitas inseguranças. Por isso, este espaço tem como objetivo esclarecer algumas dessas dúvidas e ajudar a população a conhecer melhor as vacinas. 
                                                                           AÇÃO DA VACINA: 
O objetivo das vacinas é preparar o sistema imunológico para lutar contra os microorganismos que causam as doenças. 🦠🦠 Este "treinamento" pode ocorrer de diferentes formas. A seguir, vamos poder entender como cada uma das 3 vacinas utilizadas, até o momento, na Campanha Nacional de Imunização contra a COVID19 funciona e suas principais características. 
                                                                     EFICÁCIA DA VACINA:
Outra dúvida muito comum é em relação à eficácia das vacinas e o que significa a porcentagem que é divulgada. Existe a eficácia quanto ao contágio, quanto ao desenvolvimento de sintomas leves e quanto ao agravamento. Esta porcentagem se refere ao total de participantes dos estudos teste das vacinas e significa a probabilidade do evento não acontecer. A demonstração da eficácia na redução dos casos moderados e graves da covid-19 refere-se apenas à população do estudo, mas não garante, necessariamente, o mesmo índice em toda a população que receber a vacina. As pesquisas buscam aproximar o máximo possível a amostra da realidade da população pois quanto mais próxima da realidade (número, idade, fatores genéticos e ambientais), maior a tendência em aproximar os resultados dos ensaios clínicos da população como um todo. 
                                                                   💉 CoronaVac/Butantan 

Como age? Vírus inativado (morto): O vírus injetado não é capaz de causar doença pois está morto, mas o nosso corpo reconhece ele e é estimulado a produzir anticorpos para combater o vírus.

Como é a aplicação? a vacina vem em frascos com 10 doses prontas, são aplicadas 2 doses de 0,5ml com intervalo médio de 28 dias

Qual é a eficácia? 50,4% de eficácia contra casos sintomáticos e 83,7% e 100% contra casos moderados e graves que necessitam de assistência médica. �

                                                              💉 AstraZeneca/Oxford/Fiocruz

Como age? Vetor viral (proteína “Spike” ou “S”): esta proteína é uma parte do vírus que é reconhecida pelo organismo e então ele começa a produzir os anticorpos a partir da informação da proteína.

Como é a aplicação? a vacina vem em frascos com 5 ou 10 doses prontas, são aplicadas 2 doses de 0,5ml com intervalo médio de 12 semanas.

Qual é a eficácia? 76% de eficácia contra casos sintomáticos e 100% de eficácia contra casos graves e hospitalizações.

                                                                   💉 Pfizer/BioNTech 

Como age? RNA mensageiro (mRNA): O RNA mensageiro dá as instruções ao organismo para a produção de proteínas encontradas na superfície do vírus para que o sistema imunológico as reconheça e tenham uma resposta.

Como é a aplicação? a vacina vem em frascos com o conteúdo concentrado e é feita a diluição, resultando em 6 doses. São aplicadas 2 doses de 0,3ml com intervalo de até 12 semanas.

Qual é a eficácia? 91,3% contra casos sintomáticos e 100% contra casos graves e hospitalizações

                                                             💉 Janssen/Johnson&Johnson 

Como age? Vetor viral (proteína “Spike” ou “S”): esta proteína é uma parte do vírus que é reconhecida pelo organismo e então ele começa a produzir os anticorpos a partir da informação da proteína.

Como é a aplicação? a vacina vem em frascos com 5 ou 10 doses prontas, é aplicada 1 única dose de 0,5ml.

Qual é a eficácia? 66% contra casos sintomáticos e 85% a 100% contra casos graves e hospitalizações.

IMPORTANTE: MESMO TENDO COMPLETADO O ESQUEMA VACINAL, É IMPORTANTE MANTER OS CUIDADOS (USO DE MÁSCARA, DISTANCIAMENTO E HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS)

 

Conteúdo Rodapé