Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

MACRO ÁREA 01 - ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

Unidades Básicas de Saúde da Família e Unidade Básica de Saúde

Descrição

As unidades básicas de saúde da família e unidades básicas de saúde, popularmente conhecidas como “postinhos”, são as chamadas “portas de entrada” do Sistema Único de Saúde (SUS). Através delas deve ocorrer o primeiro ingresso do paciente ao sistema de saúde, salvo casos de urgência e emergência, os quais devem acessar os serviços corretos.

O atendimento prestado nestas unidades vai além do atendimento imediato, prevendo o acompanhamento do paciente ao longo de seu tratamento e da vida; nas unidades básicas de saúde da família, existe a figura do agente comunitário de saúde, que deve fortalecer o vínculo das unidades com as famílias.

 

Documentos necessários/requisitos para o acesso

Documento de identificação, com foto recente e CPF, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS.

Comprovante de residência, nos casos de agendamento de consultas e acompanhamento nas unidades. O comprovante de residência não é necessário em casos de urgência e emergência ou de cadastro prévio do paciente na unidade.

 

Unidades prestadoras do serviço/horários de funcionamento

 

UBS Posto Central

Endereço

Rua Marechal Floriano, 305

Horário de funcionamento

Atendimento médico, odontológico e de enfermagem

8h às 12h - 13h às 17h

Sala de vacinas

8h às 11h45min – 13h às 16h

Telefone

3238-2201

UBSF Veneza

Endereço

Rua Pedro Simão Zogbi, 254

Horário de funcionamento

Atendimento médico, odontológico e de enfermagem

8h às 12h - 13h às 17h

Telefone

3238-2548

UBSF Carlos Santos

Endereço

Rua Evandro Ribeiro da Silva, Travessa 19

Horário de funcionamento

Atendimento médico, odontológico e de enfermagem

8h às 12h - 13h às 17h

Telefone

3238-1531

UBSF João Landell

Endereço

Rua Fernando Duprat, 627

Horário de funcionamento

Atendimento médico, odontológico e de enfermagem

8h às 12h - 13 às 17h

Sala de vacinas

8h30min às 11h30min - 13h30min às 16h

Telefone

3238-2354

UBSF Bujuru

Endereço

Rua Genuíno Ferreira, 311, 3º Distrito - Bujuru

Horário de funcionamento

Atendimento médico, odontológico e de enfermagem

9h às 12h - 12h30min às 17h30min

 

Sala de vacinas

Sextas-feiras das 9h30min às 11h30min e 13h as 16h30min

Telefone

3256-0000

Ambulatório do Capão do Meio (saúde quilombola)

Endereço

BR 101

Horário de funcionamento

Atendimento de enfermagem

9h às 12h - 12h30min às 17h30min

Telefone

Sem telefone

UBSF Estreito

Endereço

BR 101

Horário de funcionamento

Atendimento médico e de enfermagem

8h30min às 12h - 12h30min às 17h

Telefone

Sem telefone

UBSF Hélio Rossano (Quinta)

Rua Dois, 310, Quinta Secção da Barra

Horário de funcionamento

Atendimento médico e de enfermagem

8h às 12h - 12h30min às 16h30min

Telefone

3238-6097

Unidade Móvel de Saúde

Endereço

Atendimento em áreas do interior, descobertas por Unidades Básicas de Saúde da Família

Horário de funcionamento

Atendimento médico e de enfermagem

Dias e horários conforme cronograma divulgado no site e redes sociais da Prefeitura

Telefone

3238-4500

Quem pode acessar

Em caso de atendimentos emergenciais, qualquer cidadão. Para consultas, acompanhamentos e serviço como sala de vacinas, apenas para munícipes com residência na área da UBS ou UBSF.

Tempo de atendimento

Para atendimento de urgência e emergência, o atendimento é imediato. Os demais atendimentos se darão conforme classificação de protocolo de acolhimento e classificação de risco, para atendimento imediato ou agendado.

Serviços prestados:

-Acolhimento com classificação de risco

-Consulta e procedimentos médicos

-Consulta e procedimentos de enfermagem

-Consulta e procedimentos odontológicos

-Consulta de pré natal

-Consulta de puerpério

-Consulta de puericultura

-Testes diversos (teste do pezinho, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, gravidez)

-Acompanhamento das mais diversas condições crônicas de saúde, como: diabetes, hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis, saúde mental, obesidade, deficiências, dentre outros.

-Visitas domiciliares pela equipe da UBSF, quando for necessário, conforme entendimento da equipe

-Notificações obrigatórias: violências, acidente de trabalho, picadas de animais, dentre outras.

-Ações de saúde para promoção da saúde e prevenção do agravamento das doenças.

______________________________________________________________

Assistência Farmacêutica

Descrição

Realiza as compras e distribuição de medicamentos de uso comum, controlados, contínuos e antibióticos. Também realiza compra e distribuição de fraldas, conforme a recomendação do Serviço Social da Saúde.

Também realiza abertura de processos administrativos para fornecimento de medicamentos via Secretaria Estadual da Saúde.

 

Documentos/requisitos necessários para o acesso

Para a obtenção de medicamentos:

Documento, com CPF, com foto recente, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS; se a retirada se der por pessoa da família ou responsável pelo paciente a quem for receitado o medicamento, deverá apresentar os documentos próprios e os do paciente.

Para cadastro no programa de fraldas:

-Documento, com CPF, com foto recente, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS; se a retirada se der por pessoa da família ou responsável pelo paciente a quem for receitado o medicamento, deverá apresentar os documentos próprios e os do paciente.

-Laudo de solicitação e indicação do uso de fraldas, feito exclusivamente por médicos da rede municipal de saúde.

 

Cadastro para retirada de insumos para tratamento da diabetes:

-Documento, com CPF, com foto recente, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS; se a retirada se der por pessoa da família ou responsável pelo paciente a quem for receitado o medicamento, deverá apresentar os documentos próprios e os do paciente.

-Laudo médico emitido por médico da rede municipal da saúde, com CID e indicação do uso da insulina, bem como das lancetas e tiras para aferição do HGT, as quais serão distribuídas conforme Protocolo Municipal.

 

Documentos para abertura de processo administrativo junto à SES/RS

-Documento, com CPF, com foto recente, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS; se a retirada se der por pessoa da família ou responsável pelo paciente a quem for receitado o medicamento, deverá apresentar os documentos próprios e os do paciente.

-Laudo médico emitido por médico da rede municipal da saúde.

-Documentos necessários conforme os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, os quais podem ser orientados pelos farmacêuticos da SMS.

 

Endereço, horário de funcionamento e telefone

Rua Almirante Tamandaré, 337 – Telefone 3238 4520/4522

8h às 16h

 

Quem pode acessar

Qualquer munícipe com prescrição médica da rede municipal de saúde

 

Tempo de atendimento

Havendo a apresentação correta dos documentos e disponibilidade dos medicamentos, insumos ou fraldas necessárias, atendimento em até 30 (trinta) minutos. Para processos administrativos junto à SES/RS, em média 30 (trinta) dias.

___________________________________________________________________________

MACRO ÁREA 02 – ATENÇÃO SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA EM SAÚDE

Centro de Atenção Psicossocial Atalaia – CAPS Atalaia

O CAPS funciona como serviço de porta de entrada e também de referência para atendimento em saúde mental, trabalhando por meio de equipe multiprofissional, bem como por grupos terapêuticos e oficinas, atendendo os mais diversos quadros de saúde mental, além de situações envolvendo álcool e drogas.

 

Documentos necessários/requisitos para o acesso

-Documento de identificação, com foto recente e CPF, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS.

-Comprovante de residência.

 

Endereço, horário de atendimento e telefone

Avenida Presidente Vargas, 866 – Telefone 3238 1076

8h às 18h, sem fechar ao meio dia

Às quintas-feiras

Das 8h às 12h

 

Quem pode acessar

Em caso de urgência e emergência, qualquer cidadão.

Para acolhimento, acompanhamento e processos terapêuticos, munícipes de São José do Norte, ou de outros municípios, desde que referenciados.

 

Serviços prestados

-Acolhimento com classificação de risco

-Atendimento médico e psiquiátrico

-Atendimento de enfermagem

-Atendimento psicológico

-Atendimento de serviço social

-Atendimento de arteterapia

-Refeições (01 refeição por turno de atendimento)

-Atendimentos em grupos e oficinas

-Visitas domiciliares, conforme entendimento da equipe

-Notificações obrigatórias: violências, acidente de trabalho, picadas de animais, dentre outras.

-Ações de saúde para promoção da saúde e prevenção do agravamento das doenças.

 

Prazo para atendimento

Pode variar conforme a demanda e a capacidade de agenda dos profissionais lotados no CAPS.

O atendimento de enfermagem, após acolhimento, pode demorar em torno de 45 (quarenta e cinco) minutos;

O atendimento médico agendado pode demorar em torno de 30 (trinta) dias

O atendimento psicológico agendado pode demorar em torno de 60 (sessenta) dias

Os demais atendimentos, conforme agenda, podem variar até 30 (trinta) dias.

___________________________________________________________

Clínica Municipal de Fisioterapia e Reabilitação Pulmonar

Descrição

Presta os serviços de reabilitação física e pulmonar, individuais e em grupos.

 

Endereço, horário de atendimento e telefone

Rua Almirante Tamandaré, 337 – Telefone 3238 4519/4521

8h às 15h

 

Documentos/requisitos necessários

-Documento de identificação, com foto recente e CPF, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS.

-Encaminhamento da UBS ou UBSF, ou outro serviço municipal de saúde

 

Quem pode acessar

Munícipes de São José do Norte, encaminhados por serviços da rede municipal de saúde

 

Prazo para realização do serviço

Em média 45 (quarenta) e cinco dias para o primeiro atendimento de urgências e 60 (sessenta) dias para os demais

 

Serviços prestados

-Acolhimento com classificação de risco

-Consultas individuais

-Consultas em grupos

-Espirometria

-Reeducação Postural Global

____________________________________________________________________

Ambulatório de especialidades médicas

Descrição

Serviço que concentra atendimento para consultas, exames e procedimentos de especialidades médicas.

 

Documentos necessários no dia agendado

-Documento de identificação, com foto recente e CPF, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS.

 

Quem pode acessar

Munícipes de São José do Norte, com encaminhamento de serviços da rede municipal de saúde, agendados pelo serviço de regulação da Secretaria Municipal da Saúde, situado à Rua Almirante Tamandaré, 337.

 

Prazo para acesso

Varia conforme a especialidade médica.

Para especialidades com maior disponibilidade de agendas, até 60 (sessenta) dias de espera.

Para pequenos procedimentos de nível ambulatorial, o prazo varia até 180 (cento e oitenta) dias.

 

Serviços prestados

-Acolhimento com classificação de risco

-Exames de ultrassom

-Consultas com especialistas (cardiologista, endocrinologista, gastroenterologista, dermatologista, neurologista, traumatologista, pediatra, ginecologista, procedimentos de nível ambulatorial, urologista, proctologista, oncologista)

_________________________________________________________________________________

MACRO ÁREA 03 – ATENÇÃO HOSPITALAR

Hospital Municipal

Descrição

Hospital geral, com vocação para internações gerais e de saúde mental, contando com 51 leitos de internação, dos quais 10 são destinados à saúde mental.

 

Quem pode acessar

Qualquer cidadão.

 

Documentos/requisitos necessários para atendimento

-Documento de identificação, com foto recente e CPF, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS.

 

Serviços prestados

-Atendimento de recepção

-Acolhimento com classificação de risco (Protocolo de Manchester)

-Atendimento com médico clínico geral

-Internações

-Realização de exames de raio-x e eletrocardiograma

-Transferências de casos de alta complexidade para Hospitais de referência

 

Prazo para atendimento

Varia conforme a classificação do risco:

Classificação vermelha: atendimento imediato

Classificação amarela: atendimento em até 60 (sessenta) minutos

Classificação verde: atendimento em até 120 (cento e vinte) minutos

Classificação azul: atendimento em até 240 (duzentos e quarenta) minutos

 

Rede de urgência e emergência

Descrição

Serviço de remoção e transferência de pacientes, eletivos e de urgência e emergência, através de ambulâncias, SAMU ou Lanchas Ambulância

 

Documentos/requisitos necessários

-Documento de identificação, com foto recente e CPF, preferencialmente acompanhado do Cartão SUS.

 

Quem pode acessar

Varia conforme serviço.

 

Lanchas Ambulância

Acesso às transferências eletivas mediante agendamento, com regulação pelo Hospital Municipal de São José do Norte.

 

Ambulâncias municipais

Acesso às transferências e remoções mediante chamado ou agendamento, com regulação pelo Hospital Municipal de São José do Norte.

 

SAMU

Acesso mediante chamado pelo telefone 192, com regulação pela central do programa SAMU.

 

Serviços prestados

-Remoções de urgência e emergência

-Transferências e remoções eletivas

-Atendimento de enfermagem

Conteúdo Rodapé