Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
01/07/2020 Sec. Mun. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Tristeza ou Depressão? Você sabe a diferença?

Aqui destacamos algumas diferenças importantes entre os conceitos.

Todo e qualquer indivíduo já passou por um momento de tristeza na vida, seja por uma decepção, uma perda de um ente querido ou de um emprego, um desentendimento, etc. É comum haver uma confusão sobre o que é tristeza e o que é depressão, já que é usual falar que quando uma pessoa está triste ela está “deprê”. Apesar de tristeza e depressão apresentarem muitos pontos em comum, são dois conceitos completamente diferentes. E para tentar evitar essa confusão destacamos algumas diferenças importantes entre eles.

A tristeza é uma emoção causada por uma situação pontual que nos magoa, ou seja, ela é circunstancial e passageira, cedo ou tarde ela é solucionada. Períodos de tristeza são aspectos inerentes à experiência humana, é uma reação psicológica normal e natural que não indica nenhum transtorno mental, assim como é necessário sentir outras emoções como alegria ou raiva por exemplo.

Por isso, sentir-se triste é natural e necessário para qualquer indivíduo e ela não impossibilita que  possamos seguir realizando as tarefas e responsabilidades habituais, mesmo que com um pouco menos de vontade e/ou com  mau humor.  Mas então quando devo me preocupar com a tristeza?

Tudo que ocorre em excesso e limita nossas atividades rotineiras, causando prejuízo no nosso funcionamento social e intenso sofrimento psíquico de maneira recorrente, pode sim ser um fator a desenvolver um transtorno mental mais grave que precisa ser entendido como tal para que se faça a intervenção necessária com os profissionais capacitados.

Diferentemente da tristeza, a DEPRESSÃO é um transtorno mental que precisa ser avaliada por um profissional da saúde mental e requer tratamento específico. Para além da tristeza, a depressão deve apresentar no mínimo mais cinco sintomas que vão aparecer QUASE TODOS OS DIAS, NA MAIOR PARTE DO DIA E POR UM LONGO PERÍODO DE TEMPO, tais como:

  • Humor deprimido (sensação de vazio, desesperança, ou mesmo irritabilidade);
  • Diminuição significativa do interesse ou prazer nas atividades do dia a dia;
  • Insônia ou sono em excesso;
  • Fadiga ou perda de energia repetidamente incapacitando de fazer atividades básicas como trabalhar, estudar, tomar banho, comer;
  • Sentimento de inutilidade ou de culpa excessiva inapropriadamente;
  • Pensamentos recorrentes de morte.

 

É importante atentar-se ao fato de que a depressão é muito mais duradoura, o que a torna uma situação crônica que envolve a pessoa afetada em um clima de mal-estar. Por exemplo, uma pessoa com depressão pode justificar não ir ao trabalho porque, simplesmente, sente-se incapaz de se levantar da cama pela manhã. A pessoa se sente incapacitada, diariamente, para realizar suas tarefas.

Portanto, se você sente-se assim ou conhece alguém que apresenta grande parte desses sintomas, é imprescindível buscar ajuda com profissional da saúde que vai orientar da melhor maneira como lidar com essas dificuldades. Lembrando de tomar o cuidado com essa pessoa que está doente e precisa de ajuda, por isso seja paciente e compreensível ofereça seu apoio, oriente a buscar ajuda e principalmente respeito o sentimento e a dor do outro. Não use frases como: “isso é bobagem” ou “isso é preguiça”, porque essa pessoa está em intenso sofrimento mental e precisa de empatia e acolhimento.

Como você pode ver, as diferenças são notáveis entre a tristeza e a depressão, mesmo que uma seja um sintoma da outra. Devemos saber que enquanto a tristeza não necessita de tratamento nem de terapia, a depressão sim deve ser tratada da forma adequada. 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé