14/10/2021 Sec. Mun. da Saúde

SMS realiza Ações do Outubro Rosa - Mês de prevenção ao Câncer de Mama

O Executivo Municipal através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher e das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), realiza ações para marcar o movimento popular mundial Outubro Rosa.

O movimento de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa foi criado na década de 1990, tendo como símbolo da prevenção de câncer de mama o laço cor de rosa.

O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Os principais sintomas são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor, pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída de líquido de um dos mamilos. Também podendo aparecer nódulos no pescoço e axilas. Quanto aos fatores de risco são: história familiar, consumo de álcool, excesso de peso, falta de atividade física, entre outros.

Dessa forma a SMS oferta seus serviços para que se possa prevenir e diagnosticar rapidamente o câncer de mama. As mamografias podem ser solicitadas por meio de uma consulta de enfermagem, que não necessita de agendamento. Os exames citopatológicos devem ser agendados mediante consulta, pois exige preparo para realização. Na consulta de enfermagem o profissional vai examinar as mamas e realizar as orientações necessárias.

Confira o cronograma de coletas de exame citopatológico nas ESFs e atividades do Outubro Rosa em São José do Norte:

Coletas de citopatológico, sala de espera com orientações:

Posto Central: terças- feiras durante a manhã e tarde
ESF Veneza: terças-feiras durante a manhã e tarde
ESF João Landell: terças e quintas-feiras durante a manhã
ESF Hélio Rossano: sextas-feiras a tarde
ESF Tamandaré: quartas-feiras a tarde e quintas-feiras pela manhã
ESF Estreito: coleta com enfermeira dia 27/10 durante a manhã e tarde

Caminhadas:

14/10 - Caminhada na localidade de Bujuru com saída da ESF Bujuru às 14h
21/10 - Caminhada no centro da cidade às 14hs com saída na Praça Intendente Francisco José Pereira