13/01/2022 Sec. Mun. da Saúde

SMS informa sobre intercambialidade entre vacinas para o esquema vacinal básico

O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Vigilância Epidemiológica, informa que houveram atualizações no esquema vacinal básico do COVID-19, levando em consideração sua intercambialidade.

Com base no informe técnico nº 19/2021, a Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS), ciente da importância vacinação completa da população adulta e da realização da dose de reforço nos idosos e nos trabalhadores de saúde, recomenda que a administração da 2ª dose deve ser, preferencialmente, com a vacina do mesmo laboratório da primeira dose, mas por indicação médica ou de acordo com a disponibilidade de vacinas de diferentes laboratórios, poderá ser aplicada a 2ª dose com vacina de outro laboratório, respeitando o intervalo, entre primeira e segunda dose, considerando o período recomendado pelo laboratório da vacina aplicada na primeira dose.

A SES-RS recomenda ainda que, a vacinação da dose de reforço para população acima de 18 anos de idade poderá ser realizada com vacinas de qualquer laboratório, CoronaVac, AstraZeneca, Janssen ou Pfizer, sendo esta última vacina, a recomendada, preferencialmente, pelo Ministério da Saúde para dose de reforço.