22/09/2021 Sec. da Educação e Cultura

Smec realiza reuniões com gestores e professores da rede municipal de ensino, visando o retorno as aulas presenciais.

A agenda de reuniões da Secretaria Municipal de Educação e Cultura foi bem intensa no mês de agosto e continuará, assim, no mês de setembro.

A primeira reunião foi realizada com todos os gestores escolares e suas equipes diretivas, na tarde do dia 17 de agosto. O encontro contou com a presença do vice-prefeito Neromar e foi abrilhantada com a apresentação artística de duas alunas da rede municipal, representando as escolas: Soares de Paiva e João de Deus Collares. Inspirando-se na Olimpíada de Tóquio, o evento teve uma dinâmica de acolhida com o título: Olímpiada da Educação. Uma atividade prática com o objetivo de reconhecer os esforços das equipes diretivas escolares que precisaram se reinventar, neste longo período de afastamento social em que as aulas precisaram acontecer de forma não presencial.

Foi uma tarde de acolhida, reflexões, confraternização e muito trabalho de ajustes dos últimos detalhes para o início das aulas. No encerramento do evento, 05 (cinco) escolas municipais foram premiadas com Tvs Smarts. As escolas contempladas foram: Delfina da Cunha; Ernestina Maria Pinto; Tobias da Silva; Dom Frederico Didonet e Padre Eugênio Tyck. As referidas escolas se destacaram pelo cumprimento de uma série de metas, dentre elas, maior participação de professores e equipes diretivas no curso Workshop On-line Professor Empreendedor do Sebrae, que faz parte do Eixo – Educação Empreendedora. Cabe salientar, que as demais escolas também poderão alcançar a premiação, pois o objetivo da secretaria não é promover uma competição entre as escolas, mas sim, recompensar os esforços de suas equipes diretivas, no cumprimento de suas metas.

Já entre os dias 19 e 31 de agosto, aconteceram reuniões de acolhidas aos docentes da rede municipal de ensino, sob a coordenação da Equipe Pedagógica da Smec, atendendo professores de Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais. Os grupos de professores foram divididos por anos e áreas de conhecimento. Os encontros tiveram como objetivo, o acolhimento dos docentes, esclarecimentos de dúvidas quanto aos protocolos sanitários e também sobre o funcionamento do ensino híbrido.

Outra agenda de reuniões importantes, promovida pela secretaria, aconteceu sob a responsabilidade do Setor de Educação Inclusiva, entre os dias 02 e 16 de setembro. O referido setor se reuniu com as coordenações pedagógicas das escolas, professores de atendimento educacional especializados (AEE), professores regentes de turmas com alunos inclusos e monitores, com o intuito de oferecer todo o suporte necessário para a retomada das aulas presenciais no ensino híbrido.

A chefe da pasta, Letiele Jardim, afirma que as reuniões têm sido muito produtivas devido as trocas de experiências entre professores, coordenações pedagógicas das escolas e equipe pedagógica da secretaria, visando um retorno híbrido com organização, cooperação e muita responsabilidade, pensando na segurança de toda comunidade escolar, mas com o firme objetivo de concluir o ano letivo de 2021, amenizando os danos causados à aprendizagem dos alunos neste período de pandemia.