19/05/2022

SMEC realiza reunião sobre o projeto “SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS E NOVOS DESAFIOS PÓS-PANDEMIA”

Esse projeto tem o foco de contemplar os alunos da rede municipal de ensino, que apresentam alguns dos efeitos pós-pandemia como: ansiedade, depressão, fobias e sintomas psicossomáticos.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura(SMEC), através do setor de Educação Inclusiva, promoveu na terça-feira,10 de maio, uma reunião com as equipes diretivas e pedagógicas das escolas da rede municipal de ensino.

A reunião teve como objetivo apresentar o projeto intitulado “SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS E NOVOS DESAFIOS PÓS-PANDEMIA”. Esse projeto tem o foco de contemplar os alunos da rede municipal de ensino, que apresentam alguns dos efeitos pós-pandemia como: ansiedade, depressão, fobias e sintomas psicossomáticos identificados no retorno das aulas presenciais. Tais efeitos refletem de forma negativa o processo de aprendizagem desses alunos.

O projeto se dará no período de maio a dezembro de 2022, em caráter emergencial, e o público alvo serão os alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Terá início com a participação e visita de duas técnicas do setor de Educação Inclusiva, uma de Serviço Social e a outra de Psicologia. As visitas acontecerão nas escolas, divididas por turmas, com o intuito de conscientizar e expor a importância de buscar apoio relacionado aos efeitos pós-pandemia.

De acordo com a identificação dos casos e a procura através da demanda espontânea, as crianças e jovens serão encaminhados de forma imediata ao atendimento com psicólogos e também para atendimento médico, se necessário, com o propósito de apoiar e garantir uma melhora significativa na saúde mental desses estudantes e em suas vidas acadêmicas.