O próximo encontro está previsto para o mês de maio
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de São José do Norte deu início, na manhã de ontem (24-03), ao curso "Conexões Linguísticas: Formação Continuada para Professores de Língua Portuguesa". O encontro, realizado no Casarão do Saber e da Inovação, reuniu docentes da disciplina com o objetivo de alinhar a prática pedagógica na rede municipal, promovendo a unidade e o fortalecimento do estudo da língua de forma integrada, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A formação, organizada pela coordenação pedagógica de Língua Portuguesa da SMEC, visa aprimorar o processo de ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental. Durante a manhã de estudos e trocas de experiências, os professores refletiram sobre suas práticas e discutiram estratégias para tornar o ensino mais dinâmico e conectado com a realidade dos estudantes.
O curso está estruturado em sete encontros, que ocorrerão ao longo do ano letivo. Cada sessão será dedicada a aprofundar aspectos específicos do ensino de Língua Portuguesa, incentivando a construção coletiva de ações pedagógicas alinhadas à BNCC e adaptadas às vivências locais. A proposta é que, ao final do percurso formativo, os educadores estejam mais preparados para aplicar em sala de aula metodologias inovadoras e integradas, potencializando o aprendizado dos alunos.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Letiele Jardim: “Queremos enquanto gestores e professores que nossos estudantes desenvolvam um olhar crítico sobre o mundo e compreendam o poder da linguagem como espaço de transformação. Essa formação continuada é um passo importante para fortalecer o trabalho dos nossos professores, para que eles inspirem os alunos a serem protagonistas em suas comunidades, refletindo e atuando de forma consciente e ativa no seu entorno”
A SMEC reforça a importância de valorizar momentos como este, que permitem a troca de saberes e a construção conjunta de caminhos para uma educação pública de qualidade. O próximo encontro está previsto para o mês de maio, com temas que dão continuidade ao aprofundamento teórico e prático da disciplina.