O Projeto Semente da Esperança, que atende a mais de 400 crianças, adolescentes, idosos e familiares em São José do Norte, realizou uma retrospectiva dos trabalhos desenvolvidos em 2018 e fez uma avaliação das atividades para aperfeiçoar, cada vez mais, as ações.
De 3 a 14 de dezembro, foram realizadas as avaliações com os participantes das oficinas, tanto da sede como do núcleo do projeto.
Para a realização da avaliação foi usado um instrumental com questões objetivas e dissertativas, onde crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ao todo, 214 instrumentais foram respondidos.
As questões objetivas foram aplicadas com intuito de avaliar a aprendizagem; participação nas oficinas e outras atividades desenvolvidas; merenda servida; melhoria na qualidade de vida; convivência com colegas e monitores. Entre as opções, podiam marcar ótimo, bom, regular e ruim. Já, as questões dissertativas, se referiam à proposta de melhorias para o projeto, atividades, ações ou eventos para 2019 e uma frase ou desenho com o significado da amizade para cada um.
Quanto ao aprendizado, a equipe do projeto observou, através da avaliação, que 70% dos que responderam o referido instrumental obtiveram um ótimo aproveitamento, conseguiram desenvolver todas as atividades propostas pelos monitores e ressaltaram que aprenderam muito e que o Projeto Semente da Esperança é muito importante no seu crescimento pessoal.
Em relação às novas amizades, 48% consideram como ótimo ou bom. Sendo que 5% consideram como regular e ruim ressaltando que poderia melhorar a convivência.
No que diz respeito à participação nas oficinas e outras atividades desenvolvidas, 67% avaliaram como ótimo, 32% avaliaram como bom, relatando que sua participação nas oficinas poderia ter sido melhor.
Referente à melhoria na qualidade de vida 61% avaliaram pelo conceito ótimo, 36% com aproveitamento bom e 3% regular.
Quanto à merenda, 72% considera ótima, relatando a melhoria nos hábitos alimentares, com a inclusão de frutas, legumes no cardápio.
No quesito respeito/relacionamento com os colegas e monitores, observou-se que 53% avaliam a qualidade do seu relacionamento com os colegas como ótimo. Já com os monitores foi identificado que há um relacionamento ótimo com 70%. Ainda neste quesito, de acordo com as respostas, pode-se registrar que a maioria justifica ter um bom relacionamento em ambos os casos, pois os colegas ajudam e os monitores são dedicados ao trabalho que desenvolvem.
No que tange a equipe de apoio, que são as merendeiras e monitor de acolhida foi destacado 65% como ótimo e 30% como bom.
A primeira questão dissertativa demandava a opinião do que poderia melhorar na entidade. Os participantes fizeram as seguintes sugestões: mais passeios, mais brinquedos, mais horários para atividade física, mais diversidades nas oficinas.
Já, na questão que sugeria atividades, ações ou eventos para o ano de 2019, a maioria relatou que o projeto é muito bom como está, porém, pode melhorar conseguindo outras oficinas como: aula de dança, culinária, basquete para os pequenos, culinária para os idosos, aula de balé, invernada artística, campeonato de futebol, pintura em tecido (sede). Quanto a eventos e ações foi sugerido: passeio pais e filhos juntos, festa do pijama, festa a fantasia e festa de halloween.
A última questão solicitava que os participantes registrassem, a partir de frase, verso ou desenho, o que significa a amizade. Algumas frases foram destacadas:
- A amizade é um sentimento profundo que se conquista.
- A amizade é fundamental em nossas vidas.
- A amizade significa confiança e afeto.
- Ter um amigo e ter um companheiro para vida.
- Amizade é ter um irmão de outra mãe.
O Projeto Semente da Esperança foi fundado em 17 de abril de 2001, com o intuito de mudar uma difícil realidade, marcada pela pobreza e pela vulnerabilidade. Foi assim que lideranças comunitárias, Conselhos Municipais, Executivo, Paróquia São José e Freis Capuchinhos, coordenados pelas Irmãs de São José, idealizaram o Projeto.
As atividades iniciaram em caráter experimental, visando oferecer apoio psicossocial à criança e ao adolescente, por meio de um programa de educação complementar a partir de atividades culturais, físico-recreativas, artesanais e de esporte e lazer, contribuindo para o desenvolvimento da autoestima, da socialização e à melhoria da qualidade de vida. Hoje, a estrutura física conta com quadra poliesportiva, cozinha industrial, salas de artesanato e marcenaria, bem como salas de reuniões e refeitórios.
Atualmente, mais de 400 crianças, adolescentes, idosos e familiares estão inscritos no projeto e participam de atividades semanais, como oficinas diversas de artesanato, esporte, cultura e lazer.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, Cidadania e da Mulher (Smascin), possui um termo de colaboração para execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos.