O processo de construção dos livros possibilitou aos alunos a apropriação da escrita alfabética, o incentivo a leitura, o desenvolvimento da linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário.
No dia 1º de novembro, a turma do 3° Ano D da Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Deus Collares juntamente com o professor regente Gabriel Baldez promoveram o Sarau Literário: Quando uma história acorda, que aconteceu na sala de aula. Neste evento os alunos da turma fizeram uma exposição de suas produções literárias. A ideia do Sarau surgiu a partir da leitura do livro “A menina do cabelo roxo em... Quando uma história acorda” da autora gaúcha Leia Cassol, com ilustrações de Vanessa Alexandre, publicado pela editora Cassol. Essa história nos apresenta de forma lúdica e divertida, todas as etapas para produzir um livro. No quarto maravilhoso da menina do cabelo roxo, algo está nascendo. Deitada sobre o tapete, ela escreve com capricho nas folhas dobradas, porém o ruído do lápis sobre o papel acorda os amigos que moram na estante de livros, eles juntos ajudam a menina a produzir o seu próprio livro, ficando cada um responsável por uma parte, redação, ilustração, revisão, diagramação, impressão, divulgação e comercialização.
A partir dessa leitura, os alunos foram motivados a produzirem seus próprios livros, assim, com duas folhas A4 dobradas ao meio, nascem oito páginas das mais belas, criativas e divertidas histórias. Desde a criação dos personagens, as aventuras que eles viveriam e as ilustrações, cada etapa foram construídas pelos autores da turma, com a mediação do professor. O processo de construção dos livros possibilitou aos alunos a apropriação da escrita alfabética, o incentivo a leitura, o desenvolvimento da linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário.
Além da exposição das produções da turma, também foram expostos: a literatura trabalhada no 2° trimestre; a coleção da “Menina do Cabelo Roxo”; Clássicos da Literatura Infantil; Alguns dos mais importantes autores e autoras da literatura infantil brasileira; o estande da Representatividade Negra.
No estande da Representatividade Negra foi exposta uma variedade de livros da literatura infantil com histórias afrocentradas, que além de trazer a representatividade negra, traziam um conjunto de saberes da cultura afro-brasileira e africana. Este estande também celebrou a abertura do novembro é Festa, projeto será desenvolvido no mês de novembro com a turma, que visa não só recordar e evidenciar lutas e resistências da população negra contra o racismo, preconceito, discriminação racial e desigualdades sociais, mas também celebra os avanços, pois acredita-se que a luta deve acontecer o ano inteiro, então mais do que luta, novembro tem que ser festa.
Estiveram presentes neste evento, familiares dos estudantes da turma 3° ano D, as demais turmas do ciclo de alfabetização da escola, Equipe Diretiva e Pedagógica da Escola JDC, Diretora do Casarão do Saber e da Inovação Aretuza Conde, Secretária da Educação e Cultura do Município de São José do Norte, Letiele Jardim, juntamente com a equipe da Secretaria da Educação e Cultura (SMEC) e Setor ERER SMEC Jorge Ferreira.
_________________________________________________________________________________
Prefeitura Municipal de São José do Norte - Planejamento, Trabalho e Crescimento
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.
Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN
Instagram: www.instagram.com/prefeiturasaojosedonorte