Neste ano, além da formatura, foi realizado o 1º Campeonato de Surf do Projeto Pegando Onda
No último sábado, 29 de março, a Prefeitura Municipal de São José do Norte celebrou a formatura das crianças e adolescentes que participaram da 6ª edição do Projeto Pegando Onda. Este projeto, promovido pela Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (COMDEDICA) e a Associação dos Surfistas das Praias Nortenses (ASPN), é coordenado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, da Cidadania e da Mulher (SMASCIM) e pelo Projeto Rede.
A iniciativa tem como objetivo oferecer aulas de surf para crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social.
Neste ano, além da formatura, foi realizado o 1º Campeonato de Surf do Projeto Pegando Onda, proporcionando aos alunos a oportunidade de colocarem em prática tudo o que aprenderam durante o programa. Durante a competição, todos os participantes receberam medalhas, e os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféus. A iniciativa reforça o compromisso do projeto com o desenvolvimento esportivo e pessoal das crianças e adolescentes atendidos.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Prefeito, Neromar Guimarães, a vice-prefeita Vanessa Oliveira, o vereador Paulo Rubilar de Lemos (Binho), representando a mesa diretora do Legislativo Municipal, a Secretária da SMASCIM, Alessandra Souza, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SMPDS), Danúbio Roig, os vereadores Paulo Roberto Bernardes (Neguinho da Saúde) e Enília Lucas, além do Presidente do COMDEDICA, Marcos Domingues, membros do governo, o presidente da ASPN, Thiago Pontes, da ex-Prefeita, Fabiany Zogbi Roig, e familiares dos formandos.
Para o prefeito Neromar Guimarães, o Projeto Pegando Onda é um exemplo de como o esporte pode transformar vidas. "Ver a evolução dessas crianças e adolescentes é gratificante. O surf é muito mais do que um esporte, é uma ferramenta de inclusão e formação cidadã.", destacou o prefeito.
O Projeto Pegando Onda adota uma abordagem lúdica e esportiva, com a missão principal de combater a vulnerabilidade social e promover o protagonismo infanto-juvenil. Além de ensinar a arte do surf, busca despertar nos jovens a consciência de cidadania e a importância do cuidado com o meio ambiente.
Os certificados e as premiações entregues aos formandos representam a superação e dedicação de cada aluno, reafirmando o compromisso da Prefeitura e dos parceiros com o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes do município.