Na última semana, foi realizada a primeira reunião com os idosos inscritos no Programa Maturidade Ativa Sesc. O programa foi inserido no município após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica estabelecido pela Prefeitura e Sesc-RS com a parceria do Conselho Municipal do Idoso.
A prefeita falou da importância e o protagonismo do idoso na sociedade e disse que o Programa Maturidade Ativa irá promover qualidade de vida dos idosos nortenses e integração social através das diversas atividades que propõe.
As equipes do Cras, CadÚnico, Creas realizaram um trabalho de levantamento de interessados, ação fundamental para que o programa Maturidade Ativa fosse exercido no município. Espalharam pontos de inscrição em alguns locais e se colocaram à disposição como parceiros no desenvolvimento do programa.
Miki falou aos participantes sobre a história do programa e sua finalidade. Na sequência, Patrícia realizou a apresentação, através de fotos e depoimentos de idosos que participam do Maturidade Ativa em outros locais do Estado, das principais diretrizes que descrevem o programa e apontou tópicos como: Relações intergeracionais; Gerontologia como tema transversal; Protagonismo do idoso; Envelhecimento ativo.
Estas diretrizes irão ser trabalhadas através de oficinas, reuniões, campanhas sociais, encontros, palestras e passeios. Em seguida, os futuros participantes esclareceram dúvidas dobre o programa.
O objetivo desta reunião foi ilustrar como funcionará o Programa Maturidade Ativa no município.
Participaram da reunião a prefeita, Fabiany Zogbi Roig, o gerente do Sesc Rio Grande André Miki, os coordenadores do programa no município, a representante do Sesc, Patrícia Vaz, e o diretor da Secretaria Municipal da Assistência Social, Cidadania e da Mulher (Smascim), Samuel dos Santos, e os servidores do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Cadastro Único (CadÚnico) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).