19/09/2018

Primeiro encontrão da BNCC reúne mais de 200 pessoas

O primeiro encontrão geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi realizado na manhã da sexta-feira (14) pela Secretaria de Educação e Cultura (Smec), no Celeiro Eventos, e reuniu mais de 200 pessoas entre professores, equipes diretivas e diretores da rede municipal pública e privada e da Apae. O objetivo é mobilizar esse grande grupo para garantir a construção coletiva no município, a partir da discussão dos conceitos que organizam a Base, bem como das questões legais e dos marcos pedagógicos.

Uma reunião setorial foi realizada em julho, para apresentação da BNCC às equipes diretivas, com foco no Referencial Curricular Gaúcho e no diálogo sobre o objetivo geral da base: diminuir a desigualdade existente, garantindo a equidade de oportunidade para todos, para que todas as crianças e jovens tenham o direito à educação de qualidade, independente de raça, gênero, classe social ou local de moradia.

Os encontros são conduzidos pela vice-diretora da Escola Estadual Silvério da Costa Novo, Verônica Barcelos, que é pedagoga, mestranda em Educação, alfabetizadora da rede estadual, formadora regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, e foi convidada pela Smec para assessorar as equipes na implementação da BNCC.

Mais quatro encontros serão realizados mensalmente, por modalidade e áreas de conhecimento, de acordo com o cronograma de estudos que foi elaborado pela Coordenação Pedagógica da Smec e apresentado na sexta-feira (14). O último encontro está previsto para o dia 5 de dezembro, para apresentação das propostas por área e apreciação do grupo geral.

A ideia é oportunizar a participação de todos, para que a construção da base municipal resulte numa proposta de currículo que contemple a realidade dos professores, considerando as peculiaridades dos alunos e do município no que tange aos conteúdos (orientação por competências).

A BNCC é um documento de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.