16/09/2021 Gabinete da Prefeita

Prefeitura Municipal ganha marca de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

A Prefeitura Municipal, por meio da Unidade Central de Controle Interno, fez adesão no mês de agosto ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC).

O PNPC é coordenado e executado através da Rede de Controle da Gestão Pública, por meio do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU), com intuito de ajudar os gestores na melhoria dos controles e da integridade das organizações, sendo uma iniciativa nova da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

O Município recebeu a marca de participação por ter aderido ao PNPC, como forma de demonstração pública do compromisso com a melhoria dos controles e da integridade em suas rotinas.

A participação do Município por meio do preenchimento de autoavaliação via sistema e-Prevenção, possibilita ao gestor o diagnóstico de suscetibilidade à corrupção a qual se encontra a organização, através do Relatório de Diagnóstico que resultará no Plano de Ação com sugestões adequadas às necessidades da instituição para a melhoria contínua na prevenção à corrupção. O lançamento do Plano de Ação na plataforma e-Prevenção, está previsto para novembro de 2021.

Após o lançamento do Plano de Ação será possibilitado ao gestor o implemento de melhorias a longo prazo, por meio de modelos de documentos, orientações, cursos e vídeos. Ficando disponível para acesso a plataforma como meio de marcar as melhorias implementadas, a qual fechará a cada dois anos para homologação da rede de controle.

A importância de os municípios aderirem ao programa, é que com os resultados seja construído um marco zero, de modo a medir a evolução das organizações para que a fraude e a corrupção possam ser finalmente controladas no País.