26/08/2021 Sec. da Agricultura e Pesca

PATRULHA AGRÍCOLA CONTRIBUINDO COM A AGRICULTURA FAMILIAR

Patrulha agrícola promove segurança alimentar

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap) informa que mesmo com este cenário de pandemia a patrulha agrícola teve os serviços executados pelas retroescavadeiras nos meses de janeiro a junho/2021, realizando limpeza e abertura de valas, de poços para dessedentação animal, bem como manutenção e construção de vias de acesso internas, entre outros, totalizando 1.374 horas trabalhadas, beneficiando 202 unidades familiares. A Patrulha Agrícola Municipal conta com três operadores para contribuir com o agricultor familiar nos três Distritos do Município.

As demais máquinas e implementos da patrulha cedidos aos agricultores e pecuaristas familiares, assim como pescadores artesanais, são importantes instrumentos para a redução de custos e aumento de renda aos produtores de alimentos, principalmente em situações como a atual que é de calamidade pública devido ao novo Corona Vírus.

Os profissionais da agricultura através da portaria nº 116, de 26 de março de 2020 tem seus serviços, atividades e os produtos considerados essenciais pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o pleno funcionamento das cadeias produtivas de alimentos assegurando o abastecimento e a segurança alimentar da população brasileira enquanto perdurar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia da COVID-19.