O tema deste ano é Conectar e somar para construir inclusão.
Com foco na conscientização da sociedade sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência e com a missão de promover a inclusão social, ocorrem, em São José do Norte, nos dias 18, 24 30 e 31 de agosto, as Oficinas da Inclusão. A realização é da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), através do Setor de Educação Inclusiva, em parceria com a Apae e o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiências e Superdotados (CMPDS). As oficina integram a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência que este ano tem como tema Conectar e somar para construir inclusão.
O evento contará com as seguintes oficinas: às, 8h, PEI (Plano Nacional Individualizado) na Prática e Atribuições Professor e Monitor, ministrada pela psicopedagoga, Maria Clara de Souza de Mendonça; e, às 10h15min, Compreender e Melhorar Comportamentos Relevantes no Âmbito Escolar, conduzida pela neuropsicopedagoga clínica, analista de comportamento do ABA (Applied Behavior Analysis) e terapeuta do ABA, Tânia Giorgi.
As oficinas ocorrerão nos seguintes locais e datas:
18 de gosto – Local: EMEF Monteiro Lobato. Participam as escolas Delfina da Cunha, Monteiro Lobato, Silvério da Costa Novo e Marechal Rondon.
24 de agosto – Local: EMEI Pequeno Aprendiz. Participam Marques de Souza, Apae, Ernestina Maria Pinto e Intendente Francisco José Pereira.
30 de agosto – EMEF João de Deus Collares (JDC). Participam Centro de Demonstração, JDC, Pe. Eugênio Tyck.
31 de agosto – EMEI Soares de Paiva. Participam Dom Frederico Didonet, Tobias da Silva, Soares de Paiva e integrantes do CMPDS.
A Semana Nacional
Este ano, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023 ocorre de 21 e 28 de agosto com diversas ações pelo país. O tema deste ano é Conectar e somar para construir inclusão. O tema tem o objetivo de mostrar à população que, diante da força da Era da Informação e dos seus impactos, a conexão por meio da comunicação interpessoal e digital é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas que permitem a união de esforços em torno de uma corrente: a construção da inclusão.
Apesar de ainda ter que ocorrer muito avanço referente aos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, o Brasil é considerado um país com uma das legislações mais avançadas e modernas no que diz respeito a garantia destes direitos.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de São José do Norte - Planejamento, Trabalho e Crescimento
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.
Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN
Instagram: www.instagram.com/prefeiturasaojosedonorte