11/02/2022 Sec. Mun. da Assistência Social, da Cidadania e da Mulher

I Fórum Municipal de Usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é realizado em São José do Norte

A Secretaria Municipal de Assistência Social, da Cidadania e da Mulher (SMASCIM) realizou, na terça-feira (08), o I Fórum de usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em São José do Norte. O evento aconteceu no Casarão do Saber, situado na rua Júlio de Castilhos nº33, das 9h ao meio dia.

O I Fórum teve como tema principal "O papel do usuário no processo de participação das políticas sociais", e seu objetivo era fazer a articulação política e contribuir para o empoderamento do usuário, bem como representar o coletivo dos usuários e usuárias do Sistema Único de Assistência Social nas instâncias de discussão, deliberação, pactuação, controle social e gestão municipal do SUAS.

Sua programação contou com solenidade e mesa de abertura, com palestra feita por Rudinei de Borges, Conselheiro Estadual de Assistência Social, juntamente com Maria Lopes “Mariazinha”, que é Coordenadora Estadual do Fórum do SUAS. O artista Guto Gautério, representando a APAE, realizou uma apresentação musical durante a manhã. Ao final do evento, foi aberto espaço para a manifestação dos usuários dos serviços da assistência social no município.

Além disso, fizeram-se presentes no evento, o vice-prefeito Neromar Guimarães, a vereadora Vanessa Lima, o Presidente da Câmara, Christino Mattos de Azevedo, a secretária e o diretor da SMASCIM, Alessandra de Jesus e Samuel Santos, a coordenadora do CRAS, Micheli Perazzo, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Joana Bernardo e outros profissionais e usuários da Assistência Social em Canguçu/RS.

O I Fórum é uma realização da Prefeitura Municipal de São José do Norte, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Cidadania e da Mulher (SMASCIM), em conjunto com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A realização deste I Fórum no município foi um marco para que seja dada continuidade a eventos como este, com a participação de diferentes grupos e usuários do SUAS, nos próximos anos. A atuação de diferentes grupos e usuários nos Fóruns é fundamental para que seu objetivo de articulação política, empoderamento de usuários e representação dos demais, seja atingido.