14/08/2020 Sec. Mun. da Saúde

Hospital Municipal recebe 01 novo respirador e 02 bombas de infusão doadas pela EBR

O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que o Hospital Municipal recebeu a doação de um respirador e duas bombas de infusão oriunda do Estaleiros do Brasil (EBR) na tarde desta quinta-feira (13/08), “para que os eventuais pacientes acometidos não só pela Covid-19 (novo coronavirus), como também por outras doenças do sistema respiratório, tenham a oportunidade de receberem tratamento de qualidade” como escreveu o setor administrativo da EBR em ofício ao Executivo.

As bombas de infusão servem para que se possa administrar de maneira totalmente confiável os fármacos mais delicados e que precisam de mais atenção, de acordo com as vazões ou dosagem em mg/min ou ml/h.

É indicada para todo paciente com prescrição de infusão de drogas vasoativas importantes sedações contínuas, insulina, soros de manutenção e reposição eletrolíticas, nutrição parenteral prolongada ou nutrição parenteral total, dietas enterais e antibioticoterapias rigorosas.

O Hospital contava com apenas 03 respiradores. No último mês foram adquiridos 3 respiradores pelo Executivo Municipal, recebidos outros 02 respiradores portáteis oriundos do Ministério da Saúde e agora recebeu esta doação de mais 01 respirador, triplicando a sua capacidade, chegando ao total de 09 aparelhos para a manutenção da respiração nos atendimentos de gravidade que surgirem.

Para o secretário municipal da saúde, Lucas Penteado, “Desde o início da pandemia, temos trabalhado com todo comprometimento no intuito de aprimorar ainda mais o serviço prestado pelo sistema público de saúde. A administração municipal não tem medido esforços para isto, sempre projetando o crescimento da estrutura da rede Municipal de Saúde, como já o fizemos através de abertura de serviços, compra de equipamentos e reforma e ampliação do Pronto Atendimento do Hospital, ainda em andamento."

De acordo com a prefeita Fabiany Zogbi Roig “ampliar a capacidade de atendimento era algo fundamental tendo em vista o cenário de pandemia. Planejamos a parte financeira, fomos em busca de recursos e parceiros e com isso conseguimos triplicar a quantidade de respiradores do nosso hospital. Agradecemos ao Estaleiro EBR por esta relevante contribuição.”