Comunidade nortense prestigiou os atos de chegada da centelha conduzida pelos Veteranos da LDN
Nesta segunda-feira (21), São José do Norte recebeu o Fogo Simbólico da Semana da Pátria, em frente a Brigada Militar. A tradição de peregrinar com a centelha ocorre desde 1937. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) é responsável pela programação dos festejos da Semana da Pátria em parceria com a Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul (LDN) e da Associação de Veteranos e Amigos da Polícia do Exército do Rio Grande do Sul, (Aveape-RS).
O Fogo Simbólico foi entregue ao município pelos Veteranos da LDN, ao som do Hino Nacional, executado pela Banda Municipal Democrata, regida pela maestrina, Cristiane Arrieche. A chama permanecerá na Mui Heroica Villa até o dia 1º de setembro aos cuidados dos policiais da Brigada Militar. Na sequência, foi entregue ao vice-prefeito o Diploma de Participação na 86ª Corrida do Fogo Simbólico.
Participaram o vice-prefeito, Neromar Guimarães, a titular da Smec, Letiele Jardim, o comandante da Brigada Militar, sargento Ivan Gomes, o presidente do Legislativo, Lincoln Pontes, os vereadores, Nedilandi Loureiro, Vanessa Oliveira e Ildomar Xavier, a representante do vereador Ronei Silva, Cibele Silva, os representantes da LDN, Capitão Neto, Nicolau, sargento Cavalheiro e Bloise e comunidade.
“O fogo que se acende hoje, aqui em São José do Norte, representa muito mais que um simbolismo porque trata, também, da nossa história, das nossas conquistas, das nossas expectativas e daquilo que nós pensamos e planejamos para o presente e para o futuro”, expressou, Neromar, ao enfatizar a importância de participar de um evento desses, o qual “é motivo de nos sentirmos honrados e engrandecidos, não no sentido de nos exaltarmos, mas de valorizarmos este ato” que representa a conservação dos valores e responsabilidades.
No município, o tema da Semana da Pátria deste ano é Sustentabilidade em Pauta: Visando o Futuro. No âmbito estadual, o motivo é Centenário da Revolução de 1923. E a temática nacional é Centenário do Falecimento de Rui Barbosa do Oliveira.
Criado em 1937, o Fogo Simbólico da Pátria surgiu no Rio Grande do Sul através de um grupo de patriotas com o objetivo de criar um símbolo para representar o patriotismo do povo brasileiro.
_________________________________________________________________________________
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de São José do Norte - Planejamento, Trabalho e Crescimento
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.
Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN
Instagram: www.instagram.com/prefeiturasaojosedonorte