Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
14/08/2020 Sec. da Educação e Cultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Executivo Municipal realizou investimentos na Educação

Smec faz balanço das ações

A Prefeitura Municipal através  da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), vêm realizando diversas obras e melhorias nos espaços físicos das escolas municipais urbanas e rurais, assim como vem trabalhando na construção de um complexo esportivo, está em fase de conclusão do Solar do Gibbon, realizou a reforma da Sede da Secretaria,  reforçando o compromisso com a educação e com o bem estar das comunidades escolares.

Complexo esportivo nas dependências da Escola Municipal João de Deus Colares (JDC)

A Smec recentemente deu início a obra de construção de um complexo esportivo nas dependências da Escola Municipal João de Deus Colares (JDC) que proporcionará maior qualidade no desenvolvimento das competições dos Jogos Escolares Municipais e marcará o início de um projeto de incentivo a prática de diversas modalidades de atletismo beneficiando toda a comunidade escolar de São José do Norte. A obra já se encontra na segunda fase de sua construção e conta com um design moderno em suas instalações que irão garantir segurança e conforto na realização dos esportes.

Reforma do Solar do Gibbon

Também encontra-se em fase de conclusão a reforma do Solar do Gibbon. O espaço receberá o nome de CASARÃO DO SABER, e beneficiará estudantes e professores de toda a rede escolar. Cursos de desenho, fotografia, redação e línguas estrangeiras estão entre as diversas oportunidades que serão possibilitadas gratuitamente aos estudantes no contra turno escolar, além de contar com espaços tecnológicos e interativos que irão apoiar os professores em formação continuada e aproximação com as tecnologias e metodologias ativas de ensino e aprendizagem.

Sede da Smec

A Sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura também recebeu uma obra de reforma, concluída em 2020, que oferece melhores condições de trabalhos aos funcionários da educação e melhora os espaços de atendimento a comunidade nortense.

A obra incluiu a reforma do telhado, recuperação da fachada com autorização do IPHAE, impermeabilização da laje e colocação de piso cerâmico e readequação dos espaços internos.  

Escolas

Ainda, importantes ações e reformas que garantem maior segurança nas escolas estão sendo realizadas, um exemplo disso é elaboração e execução dos Planos de Prevenção e Controle de Incêndios (PPCI) em todas as escolas da rede municipal. Atualmente todas as escolas possuem os PPCI devidamente aprovados pelos Bombeiros e executados na íntegra, apenas as Escolas Municipais João de Deus Colares, Pequeno Aprendiz e Soares de Paiva que não se enquadram nos planos simplificados estão em fase de implantação e readequações de espaços conforme os prazos legais estabelecidos pelos Bombeiros, mas todas já possuem os equipamentos de prevenção, saídas de emergência conforme determina a legislação. A Escola Municipal Coronel Antônio Soares de Paiva, cuja parte da frente corresponde a uma edificação mais antiga, está recebendo também uma importante reforma com a substituição do telhado para garantia da segurança da comunidade escolar já que a prioridade da gestão sempre foi o compromisso com o bem-estar de nossos munícipes. A Obra encontra-se em andamento.

EMEI e Escola Marechal Rondon

Outras obras visando atender melhor as demandas de vagas em educação infantil da comunidade foram realizadas pelo Executivo, por meio da Smec. A Escola Municipal de Educação Infantil recebeu uma importante ampliação em 2019, quatro novas salas de aula, bem como um hall coberto foram entregues a comunidade. Uma nova sala de aula também foi construída na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon em 2020.

Confira na íntegra as últimas benfeitorias realizadas em todas as escolas da rede municipal

EMEF MARECHAL RONDON (Bairro Tamandaré)

Reforma da calçada externa, readequação do espaço do playground, pinturas nas salas de aula, substituição de grades de janela do refeitório e cozinha colocação de telas contra entrada de insetos, execução do PPCI com instalação de equipamentos de combate a incêndio e construção de uma nova sala de aula.

EMEF ERNESTINA MARIA PINTO (Capivaras)

Limpeza e manutenção do sistema de fossas, colocação de pisos do hall de entrada, execução de PPCI e instalação de equipamentos de combate a incêndio.

EMEF TOBIAS DA SILVA (Oriente)

Construção do muro externo e uma calçada no hall de entrada, reformas no piso externo, colocação de grades no fosso do elevador, recuperação dos sanitários, construção de cerca divisória entre terrenos lindeiros, colocação de manilhas de drenagem pluvial e execução de PPCI com instalação de equipamentos de combate a incêndio e readequação de postas de acesso conforme as normas de saída de emergência.

EMEF DOM FREDERICO DIDONET (Barranco)

Manutenção de sanitários, construção de fossas novas, filtro e sumidouros, colocação de janela no sanitário dos professores, pinturas internas e externas e execução do PPCI com instalação de equipamentos de combate a incêndio e adequação de portas de acesso para atender as normas de saída de emergência.

EMEF PADRE EUGÊNIO TYCK (Estreito)

Construção de quadra poliesportiva de concreto armado, recuperação de playground, recolocação de azulejos na cozinha e execução de PPCI com instalação de equipamentos de combate a incêndio.  

EMEF CENTRO DE DEMONSTRAÇÃO (Capão do Meio)

Reforma do piso com recolocação de lajotas nas salas de aula, colocação de piso porcelanato e azulejos na cozinha, no refeitório e na sala dos professores (em parceria com o CPM), substituição de portas externas, calçamento do pátio externo, construção de caixas de gordura, fossas, filtros e sumidouros. Execução de alvenaria no sanitário da escola para readequação do espaço e execução de PPCI com instalação de equipamentos de combate a incêndio.  

EMEF DELFINA DA CUNHA (Pontal)

Instalação de uma porta nos fundos da escola, recuperação do portão externo, substituição de vidros, instalação de ventiladores novos, pintura externa, colocação de janela sala da direção e execução de PPCI com instalação de equipamentos de combate a incêndio e readequação de portas de acesso de acordo com as normas de saída de emergência.

EMEF MONTEIRO LOBATO (Bairro Comendador Carlos Santos)

Substituição de portas internas, isolamento do sanitário em alvenaria, pinturas na sala de aula, recuperação de fossas, substituição de vidros,  remoção de grades e execução de alvenaria para fechamento do muro de entrada, substituição de todo o calçamento do pátio da escola e execução de alvenaria no sanitário da escola para readequação do espaço e execução de PPCI com instalação de equipamentos de combate a incêndio.

EMEF JOÃO DE DEUS COLLARES (Bairro Guarida)

Colocação de grades nas portas, revitalização de espaço de recreação, execução de pinturas, construção de pista de atletismo e complementos - em andamento. Elaboração de projeto de PPCI, instalação de equipamentos contra incêndio e execução de adequações em andamento.

EMEI PEQUENO APRENDIZ (Bairro Guarida)

Recuperação de portas e grades, colocação de grades nas janelas externas, manutenção dos sanitários, elaboração de projeto de PPCI, instalação de equipamentos contra incêndio e execução de adequações em andamento, construção de novo complexo de salas de aula,  pinturas internas e pinturas artísticas externas.  

EMEF SOARES DE PAIVA (Centro)

Manutenção da rede esgoto, substituição de duas portas de salas de aula, construção de rampas de acessibilidade atendendo as normas NBR 9050, recuperação de calçamento externo. Elaboração de projeto de PPCI, instalação de equipamentos contra incêndio e execução de adequações em andamento e substituição de telhado, salas de aula e piso em andamento.

INTENDENTE FRANCISCO JOSÉ PEREIRA (Bujuru)

Construção de fossas, filtros e sumidouro e caixa de gordura, instalação de equipamentos de ar condicionados, colocação de grades de proteção nas janelas do segundo piso, execução de PPCI com instalação de equipamentos de combate a incêndio e readequação de portas de acesso de acordo com as normas de saída de emergência.

EMEF TIRADENTES (Retiro)

Construção de rampas de acessibilidade.

CASA DA BANDA

Recebeu reparos do telhado 

BIBLIOTECA

Foi transferida de endereço, proporcionando aos munícipes serviços mais eficientes, e melhor acesso a Biblioteca.

 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé