Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
14/08/2020 Sec. de Agricultura e Pesca
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Executivo Municipal realiza ações de infraestrutura agrícola e incentiva a agricultura familiar

Resultados positivos em ações estruturantes para o setor da agricultura

O Executivo Municipal através da Secretaria Municipal  de Agricultura e Pesca (Smap) informa que foram obtidos resultados positivos em ações estruturantes para o setor da agricultura, como a aquisição de 02 Retroescavadeiras New Holland; 04 Roçadeiras hidráulicas com largura de corte de 1,60 m; 04 Roçadeiras hidráulicas com largura de corte de 1,80 m; 03 Colhedoras de forragem (Ensiladeiras); 03 Carretas metálicas basculantes; 01 Colhedora de milho com levante hidráulico de uma linha; 01 Grade niveladora hidráulica; 02 Plantadoras hidráulicas; 01 Retroescavadeira Randon; 02 Tratores John Deere; 01 Caminhão baú FORD/CARGO 816 S, equipado com balança, empilhadeira e mesa; e 02 Veículos utilitários Renault Duster Oroch 1.6.

Houve no período de 2017 até o momento uma crescente do número de horas efetivas trabalhadas pelas máquinas dentro das propriedades, sendo que os serviços realizados em 2017 pelas 02 (duas) retroescavadeiras totalizaram 925 horas trabalhadas, beneficiando 194 famílias, em 2018 com a colocação de mais uma retroescavadeira com operador na patrulha, as 03 (três) retroescavadeiras totalizaram 1556 horas trabalhadas e foram beneficiadas 397 famílias. Os serviços realizados em 2019 pelas 03 (três) retroescavadeiras da Patrulha Agrícola como construções e melhorias de vias internas de acesso, abertura e limpeza de açudes, abertura e limpeza de valas de drenagem, entre outros, somaram mais de 2.080 horas trabalhadas e foram beneficiadas 376 famílias.

Em 2020 as atividades continuaram a pesar da pandemia do coronavirus e até o momento temos mais de 1.390 horas com previsão de ultrapassarmos novamente as 2.000h trabalhadas nos 03 (três) Distritos do Município.

Em relação aos implementos agrícolas e os tratores da patrulha agrícola municipal, houve melhora na cedência, sendo que a forma de empréstimo dos implementos foi organizada através da solicitação presencial do agricultor e a assinatura de termo de responsabilidade do bem público na retirada e na entrega nas mesmas condições de trabalho se retirou em períodos de curto espaço de tempo. A cedência dos tratores é realizada através da entrega aos presidentes de Associações por um período consecutivo de até 30 dias com assinatura de Termo de Cessão.

Em 2017, 30 unidades familiares foram beneficiadas com a cedência dos diversos implementos e máquinas agrícolas, no ano de 2018,  78 famílias foram beneficiadas, em 2019, 110 famílias beneficiadas e em 2020 a previsão é de que mais de 120 famílias serão beneficiadas com a cedência dos implementos e máquinas da patrulha agrícola municipal.

Executivo aprimorou as ações do Serviço de Inspeção Municipal

O Executivo Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap) vem trabalhando no aprimoramento das ações do Serviço de Inspeção Municipal (Sim), e conquistou com isso a aprovação de normas e aquisição de carros utilitários para a Inspeção dos estabelecimentos que industrializam os Produtos de Origem Animal (POA) com o registro de 5 (cinco) empreendimentos.

A Smap atua ainda no incentivo a Educação Sanitária e o Combate a Clandestinidade dos POA em nível de município, bem como a formalização do Setor em nível de região. Trabalho realizado de fiscalização de maus tratos de animais em parceria com a Patram e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) no mês de março e ação de fiscalização em barreira sanitária em conjunto com Patram e Inspetoria Veterinária do Estado na BR 101 – Localidade do Estreito. Elaboração de documentação de dispensa de Inspeção Municipal em Produtos de Origem Animal.

A Smap também obteve a equivalência ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – SUSAF – RS, através do Portaria nº 53/2019 que confere a adesão no dia 25 de janeiro de 2019 e a partir desta conquista está apta a indicar a um empreendimento que atenda as qualificações de processamento de forma a manter a inocuidade dos produtos de origem animal e comercializá-los no município e por todo o Estado do Rio Grande do Sul. Foi continuado e aperfeiçoado os serviços de marcas e sinais com o Incentivo através de palestras e participação no Conselho Municipal de Produção e em reuniões de Associações e Cooperativa a importância do produtor registrar seus animais para que uma vez registrado o proprietário se torna dono com legitimidade para identificar seus rebanhos, sendo que até o momento em nossos arquivos temos 686 marcas de animais de grande porte.

Executivo Municipal retomou os eventos comemorativos para a valorização dos produtores

O Executivo Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap) retomou em 2017 os eventos comemorativos para a valorização dos produtores, com a retomada da abertura da colheita da cebola, este evento foi colocado como data importante no calendário de eventos dentro da semana de aniversário do Município. O Dia do Agricultor e da Agricultora também voltou a ser comemorado pelo Executivo.

Em 2017 ocorreu o Dia do Agricultor e da Agricultora no dia 28 de julho, no Salão da Igreja Matriz São José; A III Abertura da Colheita da Cebola, que ocorreu nos dias 20 e 21 de Outubro fez parte das celebrações alusivas aos 186 anos do Município e aconteceu na sede do CTG - Barreira do Norte. Em 2018 ocorreu o Dia do Agricultor e da Agricultora no dia 27 de julho, no Salão da Igreja do Saraiva.

A IV Abertura da Colheita da Cebola ocorreu no dia 24 de outubro no Clube Recreativo e Cultural Sócrates e fez parte das celebrações alusivas aos 187 anos do município. Em 2019 ocorreu o Dia do Agricultor e da Agricultora no dia 25 de julho, no Salão do Borboleta.  A V Abertura da Colheita da Cebola que ocorreu no dia 23 de outubro também foi no Clube Sócrates e fez parte das celebrações alusivas aos 188 anos do Município.

Executivo retomou o Programa de Aquisição de Alimentos

O Executivo Municipal através da Secretaria Municipal retomou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade compra com doação simultânea, onde o município foi contemplado com R$ 100.000,00 (cem mil reais) para o Programa com 36 (vinte e seis) famílias de agricultores cadastradas com a entrega de alimentos como frutas, legumes, verduras e pescados, que são doados para 05 (cinco) entidades cadastradas, que juntas beneficiam mais de 730 pessoas. Também foi retomado o PAA- Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade sementes com a doação de sementes de cebola aos cebolicultores aprovados pelo CMP sendo que em 2017 foram entregues 353 kg, em 2018 484 kg, em 2019 363 kg e em 2020 será realizado a entrega de 450 kg de sementes de cebola fora de prazo de plantio devido ao coronavirus.

 Foi realizado a construção e entrega de um Quiosque com estrutura para a exposição e comercialização de Produtos Orgânicos com o intuito de fomentar uma agricultura com redução de aplicação de defensivos químicos na produção de alimentos. A cedência do espaço foi para o grupo de produtores orgânicos Econorte. Foi retomado o programa municipal dialogando com as comunidades com a realização de reuniões periódicas nas localidades rurais e pesqueiras com a participação do Poder Executivo e demais instituições demandadas, com o objetivo de fazer um diagnóstico dos problemas e soluções das comunidades interioranas em duas etapas: a primeira é de sensibilização e apontamento das demandas de cada lugar e a segunda é a resposta e ações do Executivo para solucionar aos questionamentos levantados. As demandas são em todas as áreas de atuação municipal tais como: patrulha agrícola; produção e comercialização de alimentos e madeira; saúde; educação; acessos; telefonia; Internet; meios de transporte; lazer; entre outros. Busca promover a participação das comunidades da zona rural e pesqueira nas discussões sobre a aplicação dos recursos públicos visando suas prioridades locais, melhor destino dos recursos públicos e comprometimento das pessoas com o bem comunitário.

 Foi iniciado este ano a construção de uma agroindústria de 170,49 m² para a cebola, com o aproveitamento da cebola descarte (pelada, mal formada e fora de classificação) para a produção da pasta e da cebola desidratada. Também, para o beneficiamento de outras hortaliças (cenoura, pepino, entre outros) em conserva. Promovendo a geração de emprego e renda aos agricultores associados.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé