Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
14/08/2020
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Executivo Municipal avança na resolução dos passivos ambientais

Enfrentamento dos passivos

O Executivo Municipal através das Secretarias de Meio Ambiente (SMMA) e Coordenação e Planejamento (SMCP), atentou-se às legislações ambientais e com isto vem promovendo uma série de ações para enfrentar os passivos ambientais.

Uma ação importante e de grande relevância foi a construção de uma rampa de concreto na área do transbordo e o processo de regularização e limpeza da área. Assim como a colocação de novos contêineres por toda cidade.

A contratação da Cooperativa de agentes ambientais Coopnora, também foi uma ação socioambiental importantíssima, pois a cidade que não contava com o serviço de coleta seletiva retomou esta Política Pública de gestão de resíduos recicláveis,  com a população podendo fazer a separação do lixo reciclável do comum, o que fomenta a economia solidária e auxilia sobre maneira com o meio ambiente e na economia de custos que o município e seu munícipes pagam para o transporte do lixo comum até o aterro sanitário mais próximo. Tal medida levou o município a lograr destaque nacional e se credenciar como uma das 12 cidades do Brasil para receber apoio técnico e financeiro da ONG Recicleiros que dará assessoria técnica para construção do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Recicláveis e com isso abrindo as portas para muitos investimentos e fortalecimento do trabalho cooperativo.

No momento está em construção a área de triagem e recebimento de entulhos e resíduos da construção civil, localizado no KM 03 da BR 101, que conta com o apoio do Ministério Público Federal que articulou a liberação de recursos para que o município pudesse resolver um dos maiores passivos ambientais da cidade, qual seja a inexistência de um local adequado para a seleção, entrega voluntária, reaproveitamento e armazenamento desta classe de resíduo.

Em dezembro de 2017 o município recebeu da empresa Estaleiros do Brasil S.A. uma camionete Toyota Hilux para a unidade de conservação Revis Molhe Leste, única unidade de conservação municipal que em breve terá seu Plano de Manejo devidamente aprovado pela Câmara de Vereadores e devidamente registrado no sistema nacional de unidades de conservação. Tal ação proporcionará a construção de uma sede na base do Molhe leste acompanhada de estrutura adequada para recebimento e orientação dos turistas e munícipes que frequentam o local.

Está em fase de construção no prédio do Centro Administrativo Municipal a Clínica Municipal de Castração em sintonia com o Programa Municipal de controle populacional de cães e gatos, que já vem sendo executado por meio de castração em clínicas particulares de cães e gatos tutelados por população de baixa renda e cães comunitários. Tais medidas também fortalecem o combate contra as pragas urbanas, tais como  carrapatos e pulgas, sendo que para tanto o município promove anualmente ações permanentes de aplicação de carrapaticidas e medicamentos em todos os bairros e sedes distritais.

Outra ação não mesmo importante é a instituição por Decreto do Programa Permanente de Educação Ambiental e as ações de mudança de cultura tanto nas escolas quanto nos setores administrativos da Prefeitura, pois o exemplo sempre é o melhor professor, para tanto foram adquiridos e distribuídos composteiras para ser colocado nas cozinhas das escolas, a coleta seletiva é prática em todos os setores da Prefeitura, foram organizados e realizados diversos mutirões de limpeza com a presença da chefe do Executivo e demais servidores públicos. O centro administrativo foi adaptado para recebimento e entrega voluntária de eletroeletrônicos obsoletos, assim como colocação de placas educativas e de alerta em todos os pontos de descarte irregular de resíduos, lembrando que todos estes temas sempre são mais reforçados durante o Junho Sócio Ambiental nas escolas e com os professores da rede Estadual e Municipal de ensino.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé