Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
15/12/2023 Sec. Mun. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Dezembro Vermelho - Prevenção e tratamento do HIV/Aids

Mês de conscientização e combate ao HIV/AIDS

O mês de dezembro é voltado para a conscientização a respeito do HIV e da Aids. Através da Campanha Nacional do “Dezembro Vermelho”, diversas ações são realizadas com o objetivo de sensibilizar e estimular o aumento nas medidas de promoção, prevenção, assistência, tratamento, cuidado e auto-cuidado. 

Durante todo o mês, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informará a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento de ISTs e Aids. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a Aids é uma doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana – HIV. O termo Aids descreve uma síndrome de infecções e doenças oportunistas que podem se desenvolver à medida que a imunossupressão aumenta durante a evolução da infecção pelo HIV, sendo capaz de alterar o DNA das células mais atingidas.

Para tanto, o diagnóstico precoce é sempre essencial. Quanto antes houver o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento, maiores são as chances de o paciente ficar com a carga viral indetectável, isso significa mais qualidade de vida. Inclusive, com a carga viral indetectável, o vírus se torna intransmissível por relação sexual.

Fluxo de atendimento e prevenção
Os testes de diagnóstico do HIV podem ser realizados em qualque. Já os insumos, que são os preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante, são disponibilizados em todas as redes de saúde municipal.

Profilaxia Pré-Exposição - PrEP é um método de prevenção que consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais via oral em pessoas não infectadas, mas que são suscetíveis à infecção pelo HIV. A prescrição da PrEP é feita por profissional habilitado e é ofertado dentro dos critérios de uso para quem precisa, disponível para atendimento em todas as unidades. 

Já a Profilaxia Pós-Exposição - PEP é um serviço de urgência em que o usuário tem até 72h para iniciar a profilaxia, após um possível contato com o vírus HIV, em situações de exposição de risco como violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha), acidente ocupacional, com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico. A profilaxia é realizada por 28 dias após a exposição desprotegida e também está disponível nas unidades.

Tratamento
O tratamento é realizado pelo SUS. 
Na rede municipal de saúde, os pacientes com infecção confirmada ao HIV são encaminhados para o setor de infectologia do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet, onde realizam acompanhamento e recebem o tratamento necessário.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé