Safra da cebola e estratégias de apoio aos produtores rurais foram destaque no encontro. As reuniões são realizadas na segunda semana de cada mês, sempre às segundas-feiras.
Na manhã desta segunda-feira (13), o Conselho Municipal de Produção (CMP) realizou a primeira reunião ordinária de 2025, no Casarão do Saber e da Inovação.
O encontro contou com a participação do prefeito Nero Neromar Guimarães, integrantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap), representantes da Emater/RS-Ascar, Banco do Brasil, Sicredi, Senar, além de produtores rurais e lideranças municipais.
O principal objetivo da reunião foi debater ações e traçar estratégias para o ano, com foco especial na safra de cebola. O preço de comercialização do produto, atualmente em torno de R$ 0,70, está significativamente abaixo do custo de produção, estimado em R$ 1,28, o que gera preocupação entre os produtores.
Para abordar o tema, representantes das instituições bancárias apresentaram portarias e instruções normativas do Banco Central, relacionadas à cadeia produtiva da cebola, com o intuito de esclarecer dúvidas e oferecer suporte aos agricultores.
Durante o encontro, foi formada uma comissão composta pela Smap, integrantes do CMP, presidentes de associações dos distritos do município e representantes do Legislativo nortense. A missão do grupo é levar as reivindicações locais aos órgãos institucionais competentes, como o Governo Federal e Estadual, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), entre outros, em busca de soluções e medidas para minimizar os prejuízos enfrentados pelos produtores.
Outros temas relevantes também foram discutidos. A Smap apresentou resoluções e informações sobre repasses de recursos, enquanto a Emater/RS-Ascar divulgou ações e projetos previstos para 2025. O Senar, por sua vez, destacou o curso de Aquicultura em Tanques, com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro.
O prefeito, Nero Guimarães falou sobre a importância do trabalho coletivo e do diálogo constante com os diversos setores do município para buscar apoio nos âmbitos estadual e federal para fortalecer a produção e garantir melhores condições aos produtores"
O CMP é responsável por zelar pela aplicação correta dos recursos em setores prioritários, sugerir mudanças quando necessário e garantir o cumprimento das Leis Municipais relacionadas ao meio rural e pesqueiro. As reuniões do conselho ocorrem na segunda semana de cada mês, sempre às segundas-feiras.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de São José do Norte
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.
Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN
Instagram: www.instagram.com/prefeiturasaojosedonorte