Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
25/08/2023 Sec. da Educação e Cultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Chama Crioula acesa na cidade de Cristal chega em São José do Norte

A chama foi acesa em frente à casa em que viveu Bento Gonçalves, no município de Cristal

Um grupo de cavalarianos de São José do Norte foi em busca da centelha da Chama Crioula acesa no município de Cristal. O grupo chegou a Mui Heroica Villa, na tarde de hoje (25), trazendo a centelha e a conduzirá, em cavalgada, até o PTG Três Figueiras. 

A chama irá permanecer no local até o dia 14 de setembro, sendo neste mesmo dia conduzida a rua General Osório para o acendimento da pira, pela Prefeita Municipal, dando início os Festejos da Semana Farroupilha de 2023.

Devido ao recurso proveniente do financiamento do Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, este ano, a busca da chama Crioula em Cristal teve ajuda custo significativa, em reconhecimento a tradição que começou em 1947. Conforme reunião, com os patronos dos PTGs representantes do município, a entidade recebedora do recurso foi o PTG Três Figueiras, sob a coordenação do patrono Antônio Terra recebendo o auxílio no valor de R$4.500,00.

Anualmente, em agosto, uma das cidades do Rio Grande do Sul realiza a cerimônia de Geração e Distribuição da Chama Crioula. Em 2019 a 72º Geração e Distribuição da Chama Crioula aconteceu em Tenente Portela e em 2022 a 73ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul aconteceu em Canguçu. Após acesa, uma centelha da Chama Crioula percorre as 30 Regiões Tradicionalistas gaúchas, carregada por grupos de cavaleiros, que espalham o fogo simbólico pelos 497 municípios do estado. CTG (Centro de Tradições Gaúchas) de fora do estado também buscam a centelha. 

Em 19 de agosto de 2023 a chama foi acesa na cidade de Cristal em frente à casa onde viveu Bento Gonçalves, líder da Guerra dos Farrapos.

A tradição começou em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo, em Porto Alegre, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.

_________________________________________________________________________________

Assessoria de Comunicação Social 

Prefeitura Municipal de São José do Norte - Planejamento, Trabalho e Crescimento

Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN

Instagram: www.instagram.com/prefeiturasaojosedonorte

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé