10/03/2021 Sec. do Meio Ambiente

A compostagem é uma alternativa para o descarte de pequenas quantidades do resíduo de camarão

O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), informa que a compostagem é uma alternativa para o descarte de pequenas quantidades do resíduo de camarão, como as que são produzidas nas residências.

Salienta-se que o material desse crustáceo apresenta alta carga de nutrientes, pois os resíduos oriundos do beneficiamento de camarão (cabeça, cascas e extremidades da cauda) são considerados resíduos orgânicos de origem animal.

O descarte dos resíduos desse crustáceo, ainda que geralmente descartado às margens de lagoas e praias, tem seu lançamento em águas interiores e no mar territorial proibido (Portaria SUDEPE nº. 203/1970). Por ser rico em nutrientes pode exceder a capacidade de assimilação dos corpos d’água, causando o processo de eutrofização (aumento na concentração de nutrientes).

Conforme informações recebidas da SMMA, a compostagem deve ser feita através do enterramento do resíduo orgânico em valas de no mínimo 30 cm de profundidade por 20 cm de largura, para cada 10 litros de resíduos. Após depositar os resíduos orgânicos na vala, adiciona-se matéria seca, como serragem, palha ou folhas, para, então, cobrir a mistura com terra. A colocação de matéria seca é importante para criar condições de degradação aeróbia da matéria orgânica, evitando mal cheiro e atração de vetores (moscas e ratos). Este procedimento deve ser repetido até o preenchimento da vala, antes de mudar o local de enterramento. Nesse método, é possível escolher e delimitar um local no quintal para depositar os orgânicos, podendo transformá-lo, posteriormente, em um canteiro para horta caseira ou jardim, pois o solo ficará rico em nutrientes.

Porém, com relação às produções do beneficiamento desse produto que ocorre por parte de estabelecimentos e indústrias que produzem o resíduo de camarão em larga escala, orienta-se que o resíduo seja congelado e destinado a empresas especializadas no recolhimento de produtos de origem animal.