Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
07/08/2021 Sec. Mun. da Assistência Social, da Cidadania e da Mulher
COMPARTILHAR NOTÍCIA

07 de Agosto | 15 anos da Lei Maria da Penha

07 de Agosto | 15 anos da Lei Maria da Penha

Neste dia 07 de agosto completa-se 15 anos da Lei Maria da Penha. A Lei foi sancionada em 07 de agosto de 2006, quando surgiu a necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil.

O triunfo da Lei Maria da Penha é que, há 15 anos, ela agrupou uma série de medidas para o enfrentamento da violência contra a mulher que antes estavam dissolvidas como ações pontuais, e que, a partir dela, puderam ser enxergadas como parte de um grande cuidado, que envolve diversas políticas sociais, como em um grande pacto social pela vida e pela dignidade das mulheres.

Dentro da Política de Assistência Social, o atendimento às famílias com mulheres vítimas de violência acontece dentro do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde, junto com a família, são prestados encaminhamentos à rede e o destino do atendimento que será realizado. 

Não há mulheres que gostam de viver na violência. O que vemos são mulheres que se sentem sozinhas e sem forças para romper com a espiral de violência que vivem dentro de suas casas, e homens que são ensinados que esta é a forma de viver e se relacionar. Viver em sofrimento não deve ser o futuro de ninguém.

A Lei Maria da Penha:

✔️ Protege as mulheres em situação de violência 
✔️ Pune os agressores 
✔️ Fortaleza a autonomia das mulheres
✔️ Educa a sociedade 
✔️ Cria meio de assistência e atendimento humanizado
✔️ Inclui valores de direitos humanos nas políticas públicas para o enfrentamento e combate à violência de gênero 
✔️ Salva vidas

Se você conhece alguma mulher que esteja vivendo em um relacionamento violento, denuncie para o Disque 100 – Direitos Humanos, ou para o Disque 180 - Violência contra a Mulher de forma totalmente anônima, com funcionamento 24h. Dê o máximo de detalhes o possível para que possamos encontrar a vítima. Se presenciar, ouvir ou viver uma agressão que esteja acontecendo, disque 190 e chame a polícia imediatamente. Você pode estar salvando a vida de alguém. Telefone do Creas: 3238-1823.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé