Notícias

21/05/2020 - 15:06

Orientações para o isolamento domiciliar de pacientes com síndrome gripal e suspeitos de COVID-19

Imagem Notícia

É indicado que a pessoa com suspeita de infecção pelo COVID-19 não compartilhe o mesmo ambiente com os demais moradores da casa. Não havendo a possibilidade de adotar esta medida, recomendam-se alguns cuidados:

-  Manter as janelas abertas para ter ventilação e entrada de luz solar;

- A recomendação é manter uma distância de 2 metros entre os demais moradores e a pessoa infectada ou suspeita.

- A pessoa suspeita ou infectada deve usar máscara quando estiver em contato com outras pessoas do domicílio;

- Não compartilhar copos, pratos e talheres; Não havendo possibilidade de outra pessoa que não a suspeita/infectada cozinhar as refeições, sempre utilizar máscaras e todas as medidas de higiene das mãos;

- Quando o banheiro é compartilhado, a pessoa suspeita/infectada deve desinfetar todas as superfícies usadas. Não compartilhar itens de higiene como pasta de dente, toalhas de rosto, etc.

ROUPA DE CAMA E TOALHAS

A própria pessoa infectada ou com suspeita de infecção deve trocar a própria roupa de cama. Havendo secreções na roupa de cama, deve ser embalada em um saco plástico antes de levar à máquina de lavar ou ao tanque. A lavagem de roupa de cama e toalhas deve ser feita separada dos demais e secas em local arejado;

DESCARTE DE LIXO

É importante manter uma lixeira separada para os resíduos (lenços de papel, máscaras, etc) da pessoa suspeita/infectada. A lixeira deve conter saco plástico e não deve exceder 2/3 da lotação. Quando o recipiente atingir a quantidade de resíduos indicada, a pessoa deve fechar bem a sacola, inserir em outro saco de lixo. A disposição do lixo nos coletores públicos só deverá ser feita após 72h. Nesse período o mesmo deve ser armazenado em coletores fechados na residência. A Secretaria Municipal de Saúde orienta, caso haja possibilidade de levar o lixo, bem embalado e vedado, para descarte em lixo contaminado nas unidades de saúde, poderá ser realizado.

LIMPEZA DO LOCAL

Todas as superfícies de contato devem ser constantemente limpas. A limpeza de móveis e objetos precisa ser feita diversas vezes ao dia, com álcool 70% ou água sanitária. Durante a limpeza é importante tomar alguns cuidados: usar máscara, luva, óculos e avental.


 

 

 

Deseja procurar outra Notícia?