Notícias

11/02/2020 - 14:06

Executivo Municipal e Senar/RS abrem levantamento de demanda para curso de processamento de peixes

Imagem Notícia

Tendo em vista que o Executivo Municipal tem como objetivo qualificar os cidadãos nortenses, capacitando-os para atividades que possam agregar trabalho e renda, o Executivo através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) abre levantamento de demanda para curso de processamento de peixes que aconteceá no mês de maio. A capacitação de 16h ocorre em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) durante dois dias.

Os interessados podem efetuar a inscrição, até o preenchimento total das 15 vagas, na sede da Smec das 8h às 14h. O curso não tem taxa de inscrição. Os participantes devem ser alfabetizados, ter 18 anos na data de início do curso e ser morador das localidades do Quinta Secção da Barra e Povoação da Barra.

No conteúdo programático está previsto a abordagem sobre piscicultura como alimento, cuidados básicos com a higiene, aspectos da legislação, critérios de responsabilidade técnica, o valor alimentar, caracterização do pescado, estrutura do corpo e dos músculos, rendimento de carcaça ou corpo limpo, influência da percentagem de resíduos, cuidados na despesca de peixes, processo de depuração, abate e limpeza de peixes, evisceração, escamação, descabeçamento e retirada das nadadeiras, retirada e conservação da pele, silagem de pescado, formas de processar pescado, decomposição, armazenamento e conservação, defumação de pescado, conserva de pescado, fishburger, linguiça de pescado, apresuntado de pescado, empanado de pescado, assim como receitas artesanais.

As aulas acontecerão nos dias 6 e 7 de maio pelos turnos da manhã e tarde. Mais informações com a Smec pelo telefone 3238-1502.

Deseja procurar outra Notícia?