Notícias

09/07/2019 - 15:31 | Editado em: 10/07/2019 - 09:16

Sala de vacinas da UBSF de Bujuru será inaugurada na sexta-feira

Imagem Notícia

O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), convida a comunidade para participar da inauguração da Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF)  de Bujuru. A solenidade será na sexta-feira (12), às 14h.

A sala de vacinas irá funcionar todas as terças-feiras e sextas-feiras, na parte da manhã das 9h e 30min às 15h e 30min sem fechar ao meio dia. Serão oferecidas todas as vacinas disponíveis no Calendário do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Valéria Risso, salienta que foram definidos estes dias e horários para evitar o desperdício de vacinas, pois algumas delas, depois de abertas, tem validade de apenas 4 a 6 horas. “A Sala atenderá toda população pertencente ao ambulatório de Bujuru e das localidades dos arredores”, relata à coordenadora.

O objetivo da abertura da sala de vacinas no ambulatório é trazer mais conforto à comunidade da localidade, facilitando o acesso dos cidadãos aos imunológicos, visando ampliar as coberturas vacinais, gerando mais saúde a população, evitando de terem que vir a sede do município.

 

O que é vacina?

A Vacina é uma substância produzida por bactérias ou vírus (mortos ou enfraquecidos). Ao ser introduzido no corpo, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, produzindo a produção de anticorpos contra determinada doença.

A importância da vacinação é prevenir doenças. São mecanismos eficazes e seguros de defesa do organismo humano, contra agentes infecciosos e bacterianos, e, consiste na proteção do corpo por meio de resistências às doenças que o atingiram.

 

Deseja procurar outra Notícia?